Camunda Enterprise – Como ir além da adoção da plataforma?

por | mar 8, 2022 | CAMUNDA, Outsourcing de TI, Transformação Digital

389% de ROI com automação de processos. Como alcançar?

Todo gestor de negócios sabe que processos manuais e lentos prejudicam a empresa. Mesmo com a crescente demanda digital, muitas organizações ainda estão atoladas com processos ineficientes executados por pessoas ou limitados por sistemas legados. Isso impede que suas equipes sejam tão ágeis e produtivas quanto precisam ser e diminui ou até elimina o potencial de crescimento escalável do negócio.

Ao usar o Enterprise Edition da Camunda para automatizar fluxos de trabalho humanos, orquestrar microsserviços e controlar a automação de processos robóticos (RPA), as empresas podem remodelar suas principais tecnologias e automatizar processos manuais, não importa onde estejam. Recentemente, a Forrester Consulting¹ realizou o estudo Total Economic Impact™ (TEI), para avaliar a economia de custos e os benefícios comerciais de investir no pacote de automação da Camunda BPM Enterprise Edition, com base em entrevistas com seis grandes empresas que usam essa versão da plataforma.

O resultado é impressionante: esses clientes que usam Camunda alcançaram um ROI de 389%²! Em parte, devido a:

  • Alcançar um tempo de desenvolvimento 3X mais rápido;
  • Melhorar a colaboração e a sinergia entre as áreas de negócios e de TI;
  • Reduzir o tempo para concluir os processos padrão em mais de 98%.

Esses são apenas alguns dados para ilustrar o retorno que Camunda pode trazer para a sua organização. Ainda assim, implementar a plataforma é apenas o primeiro passo.

Empresas que estão conseguindo esse tipo de resultado estão desenvolvendo uma cultura de hiperautomação, e mais importante: estão investindo em conhecimento técnico de Camunda. O mundo tech pode ser bastante complexo para alguns, e de fato exige uma expertise que ainda apresenta um déficit considerável de profissionais disponíveis no mercado.

Mas não se preocupe, o lado bom de tudo isso é que você pode contratar uma parceira de soluções digitais e hiperautomação para resolver seus desafios de negócio através da tecnologia. É muito mais eficiente e menos custoso contar com os serviços de uma tech partner que forneça os profissionais necessários através de um modelo de outsourcing, por exemplo.

Abaixo, vamos deixar algumas dicas de como decidir em qual empresa você deve confiar para automatizar seus processos de negócio. Afinal, você também quer que sua organização alcance os 389% de ROI, não é?

1. Procure por empresas oficialmente parceiras da Camunda, e priorize as com o nível mais avançado de parceria

A Camunda Platform possui um processo de parceria com empresas tech, como forma de demonstrar ao público o quanto aquela organização é proficiente na plataforma, ou seja: se é uma empresa que realmente domina tudo de Camunda e já alcançou resultados expressivos em diversos clientes. O mais alto nível é o Platinum, e apenas um seleto grupo de empresas estão nesse patamar. Opte por elas! Você pode conferir essa lista no site da própria Camunda³.

E é claro, escolha uma que também seja reseller oficial, ou seja: possa comercializar licenças da plataforma Camunda.

2. Escolha aquela que tenha os melhores profissionais Camunda BPM e tenha uma cultura de hiperautomação

Na prática, tudo gira em torno de pessoas. Mesmo que sua empresa precise automatizar processos justamente para liberar o intelectual de seus profissionais para atuar em atividades que agreguem valor ao negócio, você estará contratando uma tech partner que fará esse processo de automatização – que será desenvolvido por especialistas em tecnologia. Ou seja: por pessoas. Portanto, opte por uma empresa que invista em seus colaboradores, que contrate os melhores e os treine para sempre estarem afiados e atualizados com as novidades do mercado. Você pode acompanhar se as empresas possuem profissionais especializados em Camunda através do LinkedIn, por exemplo. Basta uma rápida visita ao perfil da organização para verificar se ela realmente fala sobre a ferramenta e se seus profissionais são mencionados e são treinados em Camunda. Fique atento, não deixe os processos da sua organização nas mãos de quem você não sabe se pode confiar.

3. Histórico de sucesso com Camunda

Agora que você já achou uma empresa que é oficialmente parceira da Camunda e também demonstra ter profissionais capacitados na plataforma, é hora de verificar o quanto elas realmente ajudaram seus clientes a alcançar seus objetivos de negócio. Muitas vezes as empresas não são permitidas a exporem os cases de sucesso por questões contratuais, mas uma conversa de 15 minutos com a área de expansão dessas tech companies já é o suficiente para entender se elas estão realmente entregando resultados com Camunda, ou apenas tentando te empurrar um serviço.

Viram como alcançar o tão desejado ROI automatizando processos e alcançando crescimento escalável é muito menos complicado do que parece? Basta saber em quem confiar.

A NTConsult é uma empresa global de tecnologia e negócios com quase duas décadas de mercado e 14 anos de experiência em projetos de automação BPM em mais de 8 países. Além de sermos revendedores oficiais de Camunda, somos também Platinum Partner da plataforma e nossos profissionais são referência em automação. Além disso, trabalhamos em um dos maiores cases de sucesso da história da Camunda, o da rede de academias norte-americana 24 Hour Fitness4, 5.

Deixe sua mensagem ao final desta página e em breve entraremos em contato com você para mostrar como tudo isso é possível, e está ao seu alcance!

E se curtiu o conteúdo, talvez você também curta algum dos nossos posts relacionados aqui em nossos insights. Já fica a dica também para conhecer mais Sobre a NTConsult, nossos serviços Camunda e nossos pilares de hiperautomação.


Autor: Philippe Alencar

Sobre: redator e analista de posicionamento de mercado, graduado em Administração com especialização em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos no mercado de soluções digitais.

Referência 1: https://www.forrester.com/consulting/

Referência 2: https://page.camunda.com/wp-forrester-tei-study?_ga=2.205184784.1495832083.1645462167-1982551489.1645462167

Referência 3: https://camunda.com/partners/

Referência 4: https://ntconsult.com.br/insights/maior-rede-de-academias-dos-estados-unidos/

Referência 5: https://camunda.com/customer/24-hour-fitness/

To share

Related Posts