Inteligência Artificial e Orquestração de Human Workflow com Camunda

jun 5, 2023 | CAMUNDA, Inteligência Artificial

Recentemente, a Camunda publicou um artigo em seu blog oficial sobre um dos assuntos mais importantes do mercado atualmente: inteligência artificial. O material original em inglês, produzido por Amy Johnston, ensina a como agilizar e tornar mais fácil a orquestração de fluxos de trabalho humano utilizando inteligências artificiais generativas. Em outras palavras: como utilizar inteligência artificial com Camunda, e extrair o máximo de benefícios disso. E aqui, nesta página, trouxemos uma versão concisa e traduzida em português desse conteúdo, para facilitar o acesso a qualquer pessoa e empresas que tenham interesse no assunto.

Camunda Inteligência Artificial: Facilitando a Orquestração de Human Workflow com IA Generativa 

Com o lançamento do ChatGPT, todo mundo está falando sobre IA generativa e o que isso pode significar para as empresas, então, durante um Hackathon recente, os engenheiros da Camunda construíram um conector para OpenAI. O conector é uma maneira fácil de começar a experimentar maneiras de usar o ChatGPT e a API de moderação do OpenAI em seus processos. 

Comecei a pensar em maneiras de usar o OpenAI Connector e fui inspirado pelo meu Community Market local, que acaba de iniciar sua temporada anual. O Community Market é um mercado ao ar livre que acontece todos os sábados de manhã. Os fornecedores do mercado vendem uma variedade de produtos: frutas e vegetais frescos, carne e ovos criados localmente, biscoitos e outros produtos de panificação, sabonetes e velas artesanais, plantas domésticas, obras de arte, joias e muito mais. 

Achei que poderia haver uma maneira de a inteligência artificial generativa ajudar a organização responsável pelo Community Market. Enquanto o mercado está fechado para o inverno, os fornecedores podem se inscrever para serem incluídos no mercado do próximo ano. A equipe deve avaliar todas as aplicações; garantir que cada fornecedor tenha um ID de imposto sobre vendas; coletar licenças, certificações e informações de seguro de responsabilidade de cada fornecedor; e atualizar o site do Community Market com descrições de fornecedores. O mercado conta com cerca de 90 fornecedores a cada ano, então é muito trabalho humano (muito human workflow)!

Exemplo de processo que combina Inteligência Artificial e Human Workflow 

Chegou a hora de combinar inteligência artificial com Camunda – vou citar um exemplo prático de como fiz isso. O primeiro passo foi criar um processo de avaliação de fornecedores para o Community Market, que começa com um candidato preenchendo um formulário simples no site da organização. Para este exemplo, vamos supor que o formulário não seja muito sofisticado; é apenas um único campo de texto onde o candidato escreve qualquer informação que considere relevante para sua inscrição. Quando o candidato envia o formulário, ele chama um webhook HTTP de entrada que aciona uma instância do processo.  

Camunda e Inteligência Artificial: usando o ChatGPT

O processo utiliza o ChatGPT para extrair informações importantes do texto, como nome do solicitante, endereço de e-mail, nome e endereço da empresa e quais produtos deseja vender. Além disso, também o utiliza para realizar uma análise de sentimento no texto e formata toda a saída como JSON para que a Camunda Platform possa analisá-la facilmente. 

Existem certos tipos de produtos que não são permitidos no mercado, como o álcool, então o processo usa uma tabela de decisão para rejeitar automaticamente fornecedores que queiram vender esses produtos. O ChatGPT escreve um e-mail de rejeição com base na saída da tabela de decisão. 

Se a aplicação não contiver palavras-chave que indiquem produtos indesejados, um membro da equipe analisa o e-mail e decide se aprova ou rejeita a aplicação. Se uma decisão não for tomada em 14 dias, o líder da equipe é notificado via Slack para que ele possa acelerar a decisão. 

Se o membro da equipe rejeitar a inscrição, o processo usa o ChatGPT para escrever um e-mail de rejeição, que o membro da equipe revisará antes de ser enviado ao candidato. 

Se a aplicação for aprovada, o processo usará o ChatGPT para escrever uma descrição para o site do Community Market, que um membro da equipe revisará. Paralelamente, o processo usa o novo Conector do Google Maps para validar a existência do endereço comercial do candidato. Finalmente, o requerente é notificado por e-mail. 

Esse processo utiliza os conectores OpenAI, Slack, Google Maps e SendGrid, todos disponíveis no Camunda Platform 8.

Como a Inteligência Artificial pode apoiar o Human Workflow

O processo de avaliação do fornecedor é, em última análise, um human workflow. A organização que administra o Community Market deseja que a decisão final sobre aceitar ou rejeitar a inscrição de um fornecedor seja feita por uma pessoa. Mas este exemplo mostra algumas maneiras pelas quais uma ferramenta de IA generativa, como o ChatGPT, pode oferecer suporte a esse fluxo de trabalho humano: 

  • A triagem de fornecedores que desejam vender determinados tipos de produtos reduz o número de e-mails que a equipe precisa ler; 
  • A geração de e-mails reduz o tempo que a equipe gasta na elaboração de mensagens e promove consistência na forma como os candidatos são rejeitados; 
  • A geração de uma descrição para o site reduz o tempo que a equipe gasta escrevendo o conteúdo do site e garante que todos os fornecedores tenham uma descrição no site; 
  • A validação automática do endereço comercial do fornecedor elimina a chance de a equipe se esquecer de fazê-lo. 

O BPMN é uma excelente ferramenta para combinar inteligência artificial generativa e human workflow, pois permite combinar fluxos onde uma tarefa é executada por uma ferramenta de IA com fluxos onde uma decisão é tomada por uma pessoa. O BPMN também facilita a aplicação do requisito de que o texto gerado por IA seja revisado e validado por uma pessoa, o que é uma grande preocupação para as empresas que estão pensando em alavancar o uso de inteligências artificiais generativas.

Atenção: não se esqueça da privacidade dos dados

Por padrão, OpenAI não usa dados enviados por meio de sua API para treinar ou melhorar seus modelos. No entanto, enviar dados confidenciais pela internet para uma ferramenta como o ChatGPT traz alguns riscos. Em processos do mundo real, considere evitar o envio de informações de identificação pessoal e informações comerciais privadas para ferramentas de IA generativas online. Certifique-se de seguir as políticas de segurança de dados da sua empresa e o uso desses tipos de ferramentas.

Aprimorando o processo 

Ainda tenho ideias para aprimorar o processo de inscrição no Community Market, tais como: 

  • Usar o ChatGPT para gerar postagens para Twitter, Facebook e Instagram para anunciar fornecedores à medida que são adicionados à matriz do mercado; 
  • Adicionar lógica BPMN para lidar com endereços comerciais incorretos ou ausentes; 
  • Usar a OpenAI Moderation API para rastrear e-mails inapropriados ou de assédio; 
  • Adicionar o Google Drive Connector para criar automaticamente uma pasta onde a equipe sem fins lucrativos e o fornecedor podem compartilhar documentos. 

Sobre o Camunda 

O Camunda Platform permite que as organizações orquestrem processos entre pessoas, sistemas e dispositivos para superar continuamente a complexidade e aumentar a eficiência. Com Camunda, usuários de negócios e desenvolvedores colaboram usando BPMN para modelar processos de ponta a ponta e executar automação com velocidade, escala e resiliência necessárias para se manter competitivo no mercado. Centenas de empresas projetam, orquestram e aprimoram processos críticos de negócios com a Camunda para acelerar a transformação digital.

Sobre a NTConsult 

Empresa de soluções digitais e automação de processos, com 20 anos de experiência no mercado, com escritórios e projetos espalhados pelo mundo, eleita pela Camunda como a principal parceira das Américas Latina e do Norte pelo segundo ano consecutivo. Muito mais que apenas uma empresa de alocação de profissionais de tecnologia, a NTConsult é reconhecida como uma tech partner estratégica, que entrega valor recorrente aos clientes e acelera resultados de negócios, capaz de: 

  • Engajar e alocar profissionais de TI experientes para ajudar o cliente e sua equipe a tomar as melhores decisões em relação à abordagem técnica; 
  • Engajar e alocar especialistas em experiência do usuário para ajudar o cliente a projetar, prototipar e obter os melhores produtos; ​ 
  • Compartilhar nossas experiências de como organizar equipes e como empresas semelhantes abordaram metas desafiadoras.; 
  • Utilizar componentes de inteligência artificial para acelerar o processo de desenvolvimento e adicionar mais qualidade e produtividade ao processo geral. 
Conheça nossos serviços com Camunda

Entre em contato com a gente no nosso rápido formulário ao final desta página. Queremos saber como está sua jornada de transformação digital – estamos sempre à disposição para ajudar empresas a acelerarem seus resultados. 


Autor: Raimundo Junior

Sobre: Arquiteto de Processos e Integrações, além de Camunda Champion, Raimundo já treinou mais de 2.000 profissionais em BPM e Automatização de Processos com Camunda BPM. Também atua com capacitações de equipe técnicas e de negócios de Fintechs, Bancos (nacionais e internacionais), assim como de empresas de diversos outros segmentos que envolvem processos de negócios complexos e com alta compliance, incluindo organizações no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Canadá. 

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