E se você pudesse alcançar escalabilidade e aumentar a capacidade de desenvolvimento de software do seu negócio, obtendo o máximo de retorno sobre o investimento?
Promessas – toda empresa de Outsourcing que você conhece deve ter feito várias a você. Então, como escolher a tech partner ideal? O segredo está em encontrar aquela que tem uma cultura alinhada à da sua organização e que esteja disposta a entregar mais do que profissionais alocados: aumentar o tamanho da sua equipe de software não é métrica de sucesso – alcançar objetivos de negócio sim.
O problema é que é difícil fazer isso quando simplesmente não há profissionais suficientes no mercado. Ou, quando há, os preços são altos e a concorrência é grande. No fim, a realidade não muda: atender à demanda por produtos digitais e inovação não é mais um diferencial competitivo – é uma questão de sobrevivência.
Por isso, neste artigo, separamos 5 dos principais desafios em projetos de Outsourcing encontrados na maioria das grandes empresas, e vamos mostrar a abordagem que a sua parceira de Outsourcing ideal deve utilizar para superar cada um deles. Se a sua tech partner não está sabendo lidar com esses desafios, talvez seja hora de você repensar essa relação.
1 – Preencher rapidamente as posições críticas de alta demanda
Este é de longe um dos principais desafios – e um dos mais difíceis de superar. É muito comum organizações precisarem repor ou expandir com urgência seus times de desenvolvimento de produtos digitais, porém, como é difícil contratar especialistas de TI, até mesmo as empresas de Outsourcing podem acabar levando alguns dias até conseguirem alocar o novo profissional no seu projeto, e isso acaba se tornando um gargalo. As consequências são óbvias: atraso no lançamento de produtos, perda de clientes para concorrentes, menor geração de receita e por aí vai. Dentre as posições em maior demanda, se destacam as de engenheiros full stack, back-end e front-end, mas essa realidade também pode se aplicar a qualquer outra especialidade dentro da área de desenvolvimento de software.
A solução: sua tech partner deve cumprir pelo menos três requisitos aqui. O primeiro é ter um processo de recrutamento ágil, criterioso e focado em profissionais de alta performance, aplicado por recrutadores especializados no mercado de software. Isso garantirá que a vaga em sua equipe seja preenchida rapidamente e seu projeto não sofra com a falta de recurso especializado.
O segundo é trabalhar com variados modelos de engajamento, ou seja: apresentar a você mais de uma opção de como pode contratar o serviço que resolverá seu problema. Assim você garante não apenas a saúde do seu projeto, mas também a forma contratual que mais de adeque à realidade do seu business, passando mais segurança e flexibilidade a você.
O terceiro, mas não menos importante, é ter processos internos de capacitação para seus colaboradores. À primeira vista pode parecer que isso não causa impacto em você, mas essa é uma visão equivocada. Sua parceira de Outsourcing deve ter uma cultura de treinamentos contínuos capaz de formar profissionais rapidamente. Isso não apenas aumenta sua capacidade de entrega, como fortalece a expertise interna da empresa e garante uma performance diferenciada em relação às concorrentes que não adotam uma cultura desse tipo.
2 – Capacidade de perseverar frente aos choques econômicos
Empresas que possuem apenas times internos de TI sofreram muito quando a pandemia da covid-19 chegou. Não há demérito nenhum nisso (se o seu negócio não é tecnologia), mas foi nesse momento que muitas organizações perceberam que não há volta do mundo digital, e hoje, mais do que nunca, o cliente dará preferência a adquirir seus produtos através de um celular ou computador do que ir em uma loja física. Além disso, empresas de Outsourcing que possuíam um modelo totalmente presencial de trabalho também sofreram com a readaptação, atrasando na entrega de profissionais.
A solução: sua parceira de TI deve ter um modelo de negócio baseado em um ambiente de trabalho remoto e disperso, com equipes de desenvolvimento gerenciadas em vários locais. As empresas que adotaram essa prática estão entre as que melhor atenderam seus clientes e os ajudaram não apenas a absorver o choque econômico e a alta demanda digital durante a pandemia, como também a utilizar esse contexto para dar saltos de crescimento e adquirir boa parte do mercado que seus concorrentes não estavam conseguindo suprir.
3 – Extrair a alta performance do Outsourcing
Montar a equipe do seu projeto não significa que ele terá o desempenho esperado. Muitas vezes você passa por um razoável período de negociação com sua parceira de Outsourcing até conseguir dar forma à equipe que finalmente fará o seu projeto decolar, e mesmo assim passam-se dias, semanas e meses, e o projeto não anda no ritmo esperado. Prazos são prorrogados, clientes se perdem. Quem nunca passou por isso?
A solução: há pelo menos dois pontos a se considerar aqui. O primeiro e mais óbvio é o nível dos profissionais de TI que estão em sua equipe. Quando se fala em produtos digitais, por mais duro que possa soar, não se pode escolher o investimento mais barato em detrimento da qualidade. Quantos clientes são perdidos porque o usuário desistiu de comprar, devido ao sistema lento? Quanto de receita se perde quando clientes abandonam seu serviço por falta de um canal de suporte adequado, ou por navegar em uma plataforma de compras confusa e nada amigável? Profissionais de alta performance são essenciais para projetos de produtos digitais. Claro, isso não significa que você tem sempre que escolher os mais caros. É preciso saber onde procurar e em quem confiar. Existe um ponto de equilíbrio perfeito entre custo e qualidade, e ele só pode ser alcançado quando você encontra uma parceira de tecnologia que vai muito além da entrega de mão de obra. Estamos falando do segundo ponto da solução para este desafio.
A gestão. O processo gerencial dos times de profissionais entregues por sua parceira de Outsourcing deve ser ágil, seguro e muito transparente. Além disso, deve ter uma comunicação rápida e clara com as equipes que já trabalham no seu negócio, sejam elas internas ou de outras empresas. A gestão é peça chave para um Outsourcing de sucesso e para a entrega de profissionais que façam seu projeto finalmente decolar. Em quase todos os modelos de negócio, o mantra será otimizar a colaboração distribuída para atingir as metas, reduzindo custos, garantindo a continuidade dos projetos, criando redundância e aumentando a flexibilidade e agilidade. Nada disso é possível sem uma consultoria inteligente que, além de entregar recursos, saiba como gerenciá-los de forma ágil. Portanto, esse é um diferencial crucial que sua tech partner deve ter: alta capacidade de gestão! O que nos leva ao quarto desafio.
4 – Fazer do Outsourcing mais do que apenas alocação de recursos
Supondo que você tenha à sua disposição os profissionais necessários, isso garante o sucesso do seu projeto? A resposta é não. Do que adianta as mentes mais talentosas, se elas estão focadas na tecnologia, e não no negócio? No meio dessa revolução digital que estamos vivendo, às vezes as pessoas esquecem que a TI é um caminho para se obter resultados de negócio, não o contrário! Os melhores profissionais, por mais talentosos que sejam, não serão capazes de entregar o melhor produto digital a você, se não houver um forte trabalho focado no seu negócio sendo realizado paralelamente, capaz de traduzir as nuances dos desafios da sua empresa para aqueles que irão de fato resolver esses problemas através de soluções digitais. Aí você pensa: “Ok, mas como eu resolvo isso? Vou ter que contratar outras empresas focadas em negócio também? Este post tá querendo me falir…”
Calma, vamos lá.
A solução: que tal um Outsourcing de software que também é especializado em business? Sim, elas existem, e não necessariamente cobram mais para atender você. Claro, as concorrentes não querem que você descubra isso, mas a verdade é que uma questão cultural. Algumas empresas já nasceram com essa diretriz em seu core e são organizações altamente capazes de estudar e compreender os negócios de seus clientes, para assim entregar e aplicar os recursos de TI de maneira assertiva, garantindo o tão sonhando ROI e o sucesso dos produtos digitais. Pode ser difícil encontrar essas empresas no grande oceano que é a indústria de tecnologia, mas elas estão no mercado. Ou seja: pare de se contentar com alocação de mão de obra e trabalhe com parceiros que estejam de fato interessados no sucesso do seu negócio. É aquela coisa: não é sobre alocar um monte de recursos, é sobre alocar os recursos certos no lugar certo e da forma certa. Como sua parceira será capaz disso, se não compreender seu business?
E agora o último desafio desta lista.
5 – Encontrar os melhores profissionais nas melhores tecnologias
Existe uma demanda específica por determinados tipos de tecnologias e plataformas. Os desenvolvedores que são proficientes nessas linguagens estão em alta demanda, por tanto tendem a ser mais caros e difíceis de encontrar. Segundo um estudo recente da Accelerance¹ (uma das maiores autoridades em mercado de Outsourcing do mundo), estão entre as principais linguagens mais demandadas: Java, Python, C# e outras. Se formos para o mundo da hiperautomação, também podemos incluir a alta procura por profissionais capazes de trabalhar com ferramentas de alta performance em automação de processos, como Camunda BPM, por exemplo.
A solução: sua tech partner deve ter pools de especialistas em todas as principais tecnologias e ser capaz de entregá-los de acordo com a sua necessidade. Se a sua parceira de Outsourcing está falhando nesse quesito, talvez ela não se enquadre nem mesmo no primeiro ponto abordado neste artigo (agilidade em entregar profissionais).
E aí, se identificou com este post? Já enfrentou algum desses desafios? Melhor ainda: precisa de uma tech partner que seja capaz de superar todas essas barreiras para a sua empresa? A NTConsult tem quase 20 anos de mercado e expertise realizando tudo que foi citado neste post, transformando desafios de negócio em soluções digitais em mais de 8 países. Deixe sua mensagem ao final desta página e em breve entraremos em contato com você para mostrar como tudo isso é possível, e está ao seu alcance 🙂
E se curtiu o conteúdo, talvez você também curta algum dos nossos posts relacionados aqui em nossos insights.
Já fica a dica também para conhecer mais Sobre a NTConsult e entender os Nossos modelos de engajamento.
Autor: Philippe Alencar
Sobre: redator e analista de posicionamento de mercado, graduado em Administração com especialização em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos no mercado de soluções digitais.
Referência 1 : https://www.accelerance.com/