Quando perguntarem se o foco deve estar no projeto ou no produto, saiba que a resposta é bastante simples: nem projeto, nem produto – o foco sempre será no cliente. A pergunta, então, é outra: como garantir a melhor experiência para o cliente? Afinal, queremos que ele continue sendo nosso cliente, certo? Desejamos que ele indique nossa marca para seus amigos e seja um consumidor assíduo. Bom, qual a forma mais eficiente e assertiva de fazer isso: aplicar um mindset focado em projetos, ou centrado no produto?
Agora sim, podemos afirmar que o foco deve estar no produto, e neste artigo eu vou explicar o porquê.
O que é Product-Centric (foco no produto)
Uma abordagem product-centric descreve um serviço focado no produto que será entregue ao cliente final, ou seja: no usuário – o que, para os fornecedores de tecnologia, significa ‘o cliente do meu cliente’. Esse modelo de trabalho visa entregar a melhor experiência possível para os usuários, fazendo com que os clientes tenham uma percepção de valor elevada sobre a empresa que fornece esse produto.
Ou seja: não é que o foco esteja no produto. O foco sempre estará no cliente. Contudo, para alcançar essa satisfação plena do cliente, é preciso entregar o melhor produto – na percepção do cliente, é claro.
Segundo Gartner¹, serviços centrados em produtos são oferecidos por empresas capazes de apoiar seus clientes em períodos de longo prazo, atuando como parceiros de negócio e fornecendo equipes multidisciplinares que constroem, implantam e prestam suporte a produtos digitais usando abordagens Agile e DevOps (veremos mais sobre isso neste artigo).
Diferenças: Project-centric Vs. Product-centric
A abordagem product-centric difere do tradicional modelo de projetos, amplamente reproduzido no mercado. Na verdade, os projetos também visam criar um produto, e toda empresa que trabalha com projetos tem de prezar para que o produto gerado seja o melhor possível. Porém, a diferença no mindset e no método de trabalho faz com que a abordagem centrada no produto tenha um grau de sucesso mais elevado de geração de valor ao cliente, pois as chances de a organização conseguir satisfazer seus clientes são muito maiores.
O que deve ser entendido é que, ao invés de trabalhar em um projeto com prazo determinado, focado em executar tarefas do backlog para desenvolver uma solução digital, na abordagem product-centric há a atuação de uma equipe multidisciplinar, que estará desenvolvendo a solução de acordo com um constante estudo do cliente da empresa contratante, para assim continuar evoluindo o produto e alcançar um grau alto de satisfação dos usuários. Isso gera uma entrega recorrente de valor ao contratante, diferentemente da abordagem de projeto.
Para facilitar o entendimento, separei um esquema que explica algumas diferenças de forma bem direta e prática. Confira abaixo:
Abordagem Projeto | Abordagem Produto | Por que mudar? | |
Resultados | O foco está na solução/sistema – como construir, o que trabalhar, quais necessidades do sistema etc. | O foco está no cliente – que tipo de produto entregar e para qual perfil de consumidor (identificar o que o cliente enxerga como valioso é fundamental). | Melhorias no sistema não são o suficiente. Você deve evoluir seu produto de acordo com as necessidades flutuantes do mercado e das possíveis mudanças de perfis de clientes. |
Performance | A prioridade é seguir o que foi planejado. Como diria a frase: “dentro prazo, dentro do orçamento e dentro do escopo”. | Trabalho contínuo: o percurso certo para a assertividade nem sempre vai estar mapeado desde a etapa de planejamento. O ponto ideal está em encontrar o caminho certo entre aquilo que é viável, valioso e desejável. | Projetos com alvos artificiais e não vinculados ao valor do cliente geralmente levam a um desempenho abaixo do esperado e afetam a promessa e a fidelidade à marca. |
Requisitos | Realizar tarefas de backlog: as equipes de projeto aguardam ordens das partes interessadas e se concentram em documentar os pedidos da solução, raramente interagindo com o usuário final. | Solucionar problemas: as equipes de produto descobrem problemas e necessidades por meio da interação com usuário, com user stories como norteadores para as conversas. | Dizer não para ideias que não atendem às necessidades reais do usuário abre espaço para requisitos que foram validados no início do processo, gerando agilidade e assertividade. |
Ciclo de Vida | Fases únicas agrupadas em programas maiores com datas claras de início e término. | Evolução contínua: loops contínuos, iterativos e incrementais (Plan-Do-Check-Act) com datas claras de início e término. | Ciclos de feedback rápidos e contínuos permitem às empresas se adaptarem às necessidades de curto prazo enquanto avançam em direção às metas de longo prazo. |
Pessoas | Profissionais podem ser movidos de projeto para projeto. As expectativas não mudam quando os membros da equipe mudam. | As pessoas trabalham em equipes dedicadas e persistentes, em pares ou grupos sempre que possível. Quando os membros mudam, a equipe reavalia as capacidades e ajusta as metas de acordo. | Sentir-se responsável pelos resultados pode gerar motivação nos profissionais, de maneiras que o dinheiro sozinho não pode. |
Vantagens da abordagem product-centric
Complementando o que já foi mencionado no quadro explicativo, separamos abaixo, em tópicos, algumas vantagens da abordagem centrada no produto.
- Foco no seu cliente em toda a cadeia de valor: ajudamos a criar produtos inovadores que aproveitam lacunas de mercado com alto potencial de crescimento;
- Mais facilidade para a criação de novos modelos de negócios e fontes de receita;
- Flexibilidade: dependendo da sua estratégia de negócios, a abordagem pode se concentrar na experiência do cliente, nas jornadas do cliente e/ou em fluxos de valor;
- Maior rapidez para alcançar valor de negócio, com a possibilidade de corrigir o curso quando necessário, potencializando a inovação;
- Ciclos de feedback de produto mais rápidos, com cultura de experimentação;
- Estrutura organizacional mais fluida, com menos hierarquia. Ou seja: mesmo que sua empresa seja de grande porte, a abordagem centrada no produto ajuda a aumentar a fluidez, gerando agilidade em responder às demandas do mercado;
- Mantém os colaboradores da sua empresa em sintonia com as demandas do cliente, além de ajudar na criação de novos produtos para novos perfis de clientes.
Concluindo…
A abordagem product-centric tem sido escolhida pelas principais empresas de cada segmento como uma forma de gerar valor continuamente e crescer de forma escalável. Por isso as organizações que mais aceleram seus resultados têm escolhido fornecedoras de TI e inovação que trabalham como parceiras contínuas de negócio, com orientação ao produto, não a projetos.
Na NTConsult, unimos as melhores práticas do Agile e de DevOps e as aperfeiçoamos em um modelo de atuação capaz de construir equipes multidisciplinares, alinhadas a longo prazo a um processo de negócio durável, que trabalha proativamente para solucionar desafios de negócio e acelerar os resultados de nossos clientes. Assim, ajudamos empresas a desenvolver os melhores produtos para seus clientes – apesar do nome ser ‘centrado no produto’, na prática é menos sobre produtos e mais sobre o valor entregue à organização.
Veja como funciona nossa atuação:
Entrega project-centric (atuação tradicional) | Entrega product-centric (atuação NTConsult) |
Datas de início e término definidas | Visibilidade de todo o ciclo de vida do seu produto |
Equipes formadas para o prazo do projeto e dissolvidas após a conclusão | Equipes recorrentes, autônomas, multidisciplinares e proativas, engajadas nos objetivos do cliente |
Foco na entrega de recursos/profissionais | Foco na entrega de resultados de negócios |
Foco centrado em executar tarefas do backlog + entregar features | Foco centrado no seu cliente e na jornada que ele percorre até a satisfação e fidelização + acelerar resultados através de tecnologia e inovação |
Mindset ágil + foco no sistema | Mindset ágil + foco nas necessidades do cliente final |
Investimento anual baseado no escopo do projeto | Investimento baseado no tamanho dos objetivos que sua empresa deseja alcançar |
Entre em contato com a gente no nosso rápido formulário ao final desta página – estamos sempre à disposição para ajudar empresas a potencializarem seus resultados.
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Autor: Philippe Alencar
Sobre: redator e analista de inteligência de mercado, graduado em Administração com especializações em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos na área de soluções digitais.
Referências:
Referência 1: https://www.gartner.com/en/documents/3970891