Abordagem product-centric: entenda a estratégia que entrega valor contínuo e crescimento escalável aos principais players do mercado 

dez 1, 2022 | Design Estratégico, Inovação

Quando perguntarem se o foco deve estar no projeto ou no produto, saiba que a resposta é bastante simples: nem projeto, nem produto – o foco sempre será no cliente. A pergunta, então, é outra: como garantir a melhor experiência para o cliente? Afinal, queremos que ele continue sendo nosso cliente, certo? Desejamos que ele indique nossa marca para seus amigos e seja um consumidor assíduo. Bom, qual a forma mais eficiente e assertiva de fazer isso: aplicar um mindset focado em projetos, ou centrado no produto? 

Agora sim, podemos afirmar que o foco deve estar no produto, e neste artigo eu vou explicar o porquê. 

O que é Product-Centric (foco no produto)

Uma abordagem product-centric descreve um serviço focado no produto que será entregue ao cliente final, ou seja: no usuário – o que, para os fornecedores de tecnologia, significa ‘o cliente do meu cliente’. Esse modelo de trabalho visa entregar a melhor experiência possível para os usuários, fazendo com que os clientes tenham uma percepção de valor elevada sobre a empresa que fornece esse produto.  

Ou seja: não é que o foco esteja no produto. O foco sempre estará no cliente. Contudo, para alcançar essa satisfação plena do cliente, é preciso entregar o melhor produto – na percepção do cliente, é claro. 

Segundo Gartner¹, serviços centrados em produtos são oferecidos por empresas capazes de apoiar seus clientes em períodos de longo prazo, atuando como parceiros de negócio e fornecendo equipes multidisciplinares que constroem, implantam e prestam suporte a produtos digitais usando abordagens Agile e DevOps (veremos mais sobre isso neste artigo). 

Diferenças: Project-centric Vs. Product-centric

A abordagem product-centric difere do tradicional modelo de projetos, amplamente reproduzido no mercado. Na verdade, os projetos também visam criar um produto, e toda empresa que trabalha com projetos tem de prezar para que o produto gerado seja o melhor possível. Porém, a diferença no mindset e no método de trabalho faz com que a abordagem centrada no produto tenha um grau de sucesso mais elevado de geração de valor ao cliente, pois as chances de a organização conseguir satisfazer seus clientes são muito maiores.  

O que deve ser entendido é que, ao invés de trabalhar em um projeto com prazo determinado, focado em executar tarefas do backlog para desenvolver uma solução digital, na abordagem product-centric há a atuação de uma equipe multidisciplinar, que estará desenvolvendo a solução de acordo com um constante estudo do cliente da empresa contratante, para assim continuar evoluindo o produto e alcançar um grau alto de satisfação dos usuários. Isso gera uma entrega recorrente de valor ao contratante, diferentemente da abordagem de projeto. 

Para facilitar o entendimento, separei um esquema que explica algumas diferenças de forma bem direta e prática. Confira abaixo: 

 Abordagem Projeto Abordagem Produto Por que mudar? 
Resultados O foco está na solução/sistema – como construir, o que trabalhar, quais necessidades do sistema etc. O foco está no cliente – que tipo de produto entregar e para qual perfil de consumidor (identificar o que o cliente enxerga como valioso é fundamental). Melhorias no sistema não são o suficiente. Você deve evoluir seu produto de acordo com as necessidades flutuantes do mercado e das possíveis mudanças de perfis de clientes. 
Performance A prioridade é seguir o que foi planejado. Como diria a frase: “dentro prazo, dentro do orçamento e dentro do escopo”. Trabalho contínuo: o percurso certo para a assertividade nem sempre vai estar mapeado desde a etapa de planejamento. O ponto ideal está em encontrar o caminho certo entre aquilo que é viável, valioso e desejável.  Projetos com alvos artificiais e não vinculados ao valor do cliente geralmente levam a um desempenho abaixo do esperado e afetam a promessa e a fidelidade à marca. 
Requisitos Realizar tarefas de backlog: as equipes de projeto aguardam ordens das partes interessadas e se concentram em documentar os pedidos da solução, raramente interagindo com o usuário final. Solucionar problemas: as equipes de produto descobrem problemas e necessidades por meio da interação com usuário, com user stories como norteadores para as conversas. Dizer não para ideias que não atendem às necessidades reais do usuário abre espaço para requisitos que foram validados no início do processo, gerando agilidade e assertividade. 
Ciclo de Vida Fases únicas agrupadas em programas maiores com datas claras de início e término. Evolução contínua: loops contínuos, iterativos e incrementais (Plan-Do-Check-Act) com datas claras de início e término. Ciclos de feedback rápidos e contínuos permitem às empresas se adaptarem às necessidades de curto prazo enquanto avançam em direção às metas de longo prazo. 
Pessoas Profissionais podem ser movidos de projeto para projeto. As expectativas não mudam quando os membros da equipe mudam. As pessoas trabalham em equipes dedicadas e persistentes, em pares ou grupos sempre que possível. Quando os membros mudam, a equipe reavalia as capacidades e ajusta as metas de acordo. Sentir-se responsável pelos resultados pode gerar motivação nos profissionais, de maneiras que o dinheiro sozinho não pode. 

Vantagens da abordagem product-centric

Complementando o que já foi mencionado no quadro explicativo, separamos abaixo, em tópicos, algumas vantagens da abordagem centrada no produto. 

  • Foco no seu cliente em toda a cadeia de valor: ajudamos a criar produtos inovadores que aproveitam lacunas de mercado com alto potencial de crescimento;  
  • Mais facilidade para a criação de novos modelos de negócios e fontes de receita;  
  • Flexibilidade: dependendo da sua estratégia de negócios, a abordagem pode se concentrar na experiência do cliente, nas jornadas do cliente e/ou em fluxos de valor;  
  • Maior rapidez para alcançar valor de negócio, com a possibilidade de corrigir o curso quando necessário, potencializando a inovação;  
  • Ciclos de feedback de produto mais rápidos, com cultura de experimentação;  
  • Estrutura organizacional mais fluida, com menos hierarquia. Ou seja: mesmo que sua empresa seja de grande porte, a abordagem centrada no produto ajuda a aumentar a fluidez, gerando agilidade em responder às demandas do mercado;  
  • Mantém os colaboradores da sua empresa em sintonia com as demandas do cliente, além de ajudar na criação de novos produtos para novos perfis de clientes. 

Concluindo… 

A abordagem product-centric tem sido escolhida pelas principais empresas de cada segmento como uma forma de gerar valor continuamente e crescer de forma escalável. Por isso as organizações que mais aceleram seus resultados têm escolhido fornecedoras de TI e inovação que trabalham como parceiras contínuas de negócio, com orientação ao produto, não a projetos. 

Na NTConsult, unimos as melhores práticas do Agile e de DevOps e as aperfeiçoamos em um modelo de atuação capaz de construir equipes multidisciplinares, alinhadas a longo prazo a um processo de negócio durável, que trabalha proativamente para solucionar desafios de negócio e acelerar os resultados de nossos clientes. Assim, ajudamos empresas a desenvolver os melhores produtos para seus clientes – apesar do nome ser ‘centrado no produto’, na prática é menos sobre produtos e mais sobre o valor entregue à organização. 

Veja como funciona nossa atuação: 

Entrega project-centric (atuação tradicional) Entrega product-centric (atuação NTConsult) 
Datas de início e término definidas  Visibilidade de todo o ciclo de vida do seu produto  
Equipes formadas para o prazo do projeto e dissolvidas após a conclusão  Equipes recorrentes, autônomas, multidisciplinares e proativas, engajadas nos objetivos do cliente  
Foco na entrega de recursos/profissionais  Foco na entrega de resultados de negócios  
Foco centrado em executar tarefas do backlog + entregar features  Foco centrado no seu cliente e na jornada que ele percorre até a satisfação e fidelização + acelerar resultados através de tecnologia e inovação  
Mindset ágil + foco no sistema Mindset ágil + foco nas necessidades do cliente final 
Investimento anual baseado no escopo do projeto  Investimento baseado no tamanho dos objetivos que sua empresa deseja alcançar  

Entre em contato com a gente no nosso rápido formulário ao final desta página – estamos sempre à disposição para ajudar empresas a potencializarem seus resultados.   

Se você curtiu o post, vai se interessar também por algum dos nossos artigos relacionados aqui em nossos insights.    


Autor: Philippe Alencar

Sobre: redator e analista de inteligência de mercado, graduado em Administração com especializações em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos na área de soluções digitais.

Referências:

Referência 1: https://www.gartner.com/en/documents/3970891  

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