Falta de profissionais de software – Como superar a dificuldade em contratar talentos de tecnologia para seus produtos digitais

por | mar 11, 2022 | Outsourcing de TI, Transformação Digital

Apenas 3% das empresas de outsourcing de software estão entregando resultados que excedem as expectativas de seus clientes. Como e onde encontrar essas empresas?

A dor de cabeça de todo tech recruiter é encontrar profissionais da área de software em tempo hábil para os projetos da empresa. A expectativa é de que, até 2024, o setor de tecnologia abra mais de 400 mil novas vagas¹. Mas engana-se quem pensa que esse desafio é exclusivo da área de recrutamento: o problema é tão urgente, que acaba se tornando um compromisso da organização como um todo ajudar a completar o quadro de talentos, seja através de indicações ou até mesmo divulgando as vagas abertas em suas redes sociais.

O motivo é muito simples: a demanda digital só irá aumentar, e as empresas que ofertarem produtos digitais com mais agilidade tendem a estar um passo à frente da concorrência. Isso significa gerar um aumento significativo de receita.

Mas como superar esse desafio? Afinal, como garantir a contratação rápida e eficiente de desenvolvedores, analistas de testes, designers UX e tantos outros profissionais de software, com os conhecimentos necessários e prontos para engajar nos projetos de produtos digitais da sua empresa?

A resposta parece óbvia: outsourcing de TI. Mas, espere! Não saia deste post. Sabemos que você talvez já trabalhe com outsourcing para seus projetos de software, então não parece haver novidade alguma aqui, certo?

Errado.

Porque, na prática, você ainda vive na pele as mesmas dores, todos os dias – apesar de já contar com um serviço de outsourcing, sua tech partner demora para entregar os especialistas necessários para os seus projetos. Provavelmente isso ocorra porque você não está com a parceira de tecnologia ideal para você. Cada vez que sua fornecedora de outsourcing acaba levando mais dias do que o esperado para alocar os novos profissionais, o gargalo do seu projeto se torna mais problemático. Atrasos no lançamento de produtos e diminuição do potencial de geração de receita são apenas algumas das consequências.

Segundo estudo da Accelerance (uma das maiores autoridades globais do mercado tech), 97% das empresas de outsourcing de software são vistas como “não qualificadas” para entregar a qualidade e os resultados que os clientes esperavam². Ou seja: 97% das empresas que estão atualmente com uma tech partner, não estão totalmente satisfeitas com o serviço prestado.

Não precisa ser assim, e você pode encontrar aquela tech partner que está entre as 3% que fazem a diferença e permitem que os seus produtos digitais decolem! Isso porque o segredo para maximizar o desempenho e dar um boost na eficiência dos projetos de produtos digitais está em firmar parceria com uma empresa de outsourcing de software que seja orientada a talentos e tenha em seu DNA a capacidade de oferecer mais do que mão de obra alocada: estou falando de um serviço focado no seu business, customizado para a realidade do seu negócio.

Na prática, isso significa duas coisas. Primeiro: uma empresa orientada a talentos possui a expertise de contratar os melhores profissionais de forma ágil, já que investem pesado em um processo de recrutamento e seleção diferenciado e focado no mercado digital. Segundo: a empresa sabe alocar os profissionais certos e orientá-los a diferentes formas de engajamento, com uma abordagem voltada especialmente às necessidades identificadas no seu business.

Em outras palavras: sua parceira de outsourcing de TI deve ser capaz de entregar profissionais gerenciados rapidamente e já engajá-los e norteá-los para resolver os desafios de negócio da sua empresa. Isso garante não apenas maior agilidade na entrega de recursos de TI, como permite que eles sejam aplicados de forma assertiva no seu business, o que geralmente garante um alto ROI.  

Enquanto muitas empresas de outsourcing apenas se concentram em entregar profissionais, existem aquelas que já nasceram com um foco voltado aos negócios, e utilizam a tecnologia para alcançar objetivos estratégicos da sua organização!

A NTConsult está entre os 3% de empresas de soluções digitais que entregam profissionais de TI de forma ágil, gerenciados e totalmente orientados para resolver os desafios dos seus projetos e garantir a máxima agilidade e qualidade dos seus produtos digitais! Em nossos 19 anos de mercado, adquirimos expertise realizando tudo que foi citado neste post, transformando desafios de negócio em soluções digitais em mais de 8 países. Deixe sua mensagem ao final desta página e em breve entraremos em contato com você para mostrar como tudo isso é possível, e está ao seu alcance!

E se curtiu o conteúdo, talvez você também curta algum dos nossos posts relacionados aqui em nossos insights.

Já fica a dica também para conhecer mais sobre nós:

Site da NTConsult

Nossos Modelos de Engajamento de Entrega de Profissionais

Nossos Serviços e Desenvolvimento de Software

Nossos Serviços em Hiperautomação (RPA, Automação de Processos e Process Mining)

Entre em Contato


Autor: Philippe Alencar

Sobre: redator e analista de posicionamento de mercado, graduado em Administração com especialização em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos no mercado de soluções digitais.

Referência 1: https://jornal.usp.br/atualidades/falta-de-profissionais-de-ti-so-tende-a-aumentar-dizem-especialistas/

Referência 2: https://www.accelerance.com/

To share

Related Posts