Identificando processos que precisam ser automatizados na sua organização

ago 4, 2023 | CAMUNDA

A orquestração de processos se tornou um divisor de águas para empresas dos mais variados setores, impulsionando a eficiência e a produtividade. No entanto, muitas organizações ainda encontram dificuldades em extrair seus benefícios – o primeiro passo é identificar os processos e casos de uso corretos para automação – isso será crucial para obter um alto ROI.  

Frequentemente surgem estas perguntas: Por onde começamos? Como priorizamos? 

Bom, podemos dizer você deve se concentrar nos casos de uso com os melhores retornos primeiro, para depois trabalhar a partir daí. Neste rápido artigo, apresentamos um guia prático para identificar processos adequados para implementar a automação corretamente. Confira abaixo as recomendações, em ordem de prioridade. 

Etapa1 – Avalie a Complexidade do Processo 

Procure processos repetitivos e demorados com várias etapas ou dependências. Esses processos complexos, propensos a erros ou atrasos, são os principais candidatos à automação. 

Etapa 2 – Analise o volume e a frequência do processo 

Identifique os processos que são executados com frequência ou que envolvem grandes volumes. Automatizar esses processos pode economizar tempo e custos significativos.

Etapa 3 – Avalie a intervenção manual 

Processos que requerem intervenção manual substancial ou entrada de dados são mais caros e propensos a erros. Automatize-os para aumentar a precisão, gerar mais eficiência e reduzir os erros. 

Etapa 4 – Considere o impacto nos negócios 

Avalie o impacto da automação de um processo nos resultados de negócios. Identifique os processos que podem gerar novas receitas, melhorar as experiências do cliente, aumentar a produtividade e obter economia de custos. 

Etapa 5 – Busque a opinião das partes interessadas 

Comunique-se com os proprietários e usuários dos processos para obter insights sobre pontos problemáticos e áreas em que a automação agrega mais valor. Lembre-se de que a colaboração entre as partes interessadas de negócios e de TI é crucial.

Etapa 6 – Priorize com base no ROI 

Priorize os processos com maior potencial de retorno sobre o investimento. Estime benefícios como novos fluxos de receita, economia de tempo, redução de custos, qualidade aprimorada e satisfação do cliente. 

Etapa 7 – Avalie a viabilidade 

Avalie a viabilidade técnica considerando a compatibilidade do sistema, disponibilidade de dados e requisitos de integração. Certifique-se de ter as ferramentas, tecnologias e recursos necessários para uma automação bem-sucedida. Considere também o contexto em que o processo está inserido e em quais pontos as coisas precisam mudar para que a automação daquele processo gere valor de fato. 

Passo 8 – Teste e valide 

Faça uma automação piloto para um processo selecionado antes de se comprometer com todo o resto. Teste a solução para garantir que ela esteja alinhada com os objetivos, forneça os benefícios esperados e aborde os possíveis desafios. 

Lembre-se, automatizar não necessariamente significa substituir totalmente as pessoas. Muitas vezes, trata-se de remover sua intervenção onde não é necessária e aumentar suas capacidades (considere: ferramentas de automação + ferramentas de inteligência artificial pode ser uma combinação muito vantajosa para a empresa). Ao seguir essas etapas, você identificará processos prontos para automação, aumentando a eficiência e a produtividade em sua organização. Adote a automação estrategicamente para gerar um valor comercial substancial e ficar à frente da concorrência na era digital!

Nota – Este artigo é uma tradução e adaptação feita a partir da publicação original de autoria de Victor Grund, da nossa parceira Camunda. Você pode encontrar o material original em inglês aqui.

Escolha a tech partner ideal para impulsionar o seu negócio através de equipes de orquestração e automação de processos  

A NTConsult tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e negócios, trabalhando com soluções digitais e hiperautomação (orquestração e automação de processos, robotização, mineração de processos e inteligência artificial). Atuamos em projetos de alta complexidade, utilizando as ferramentas mais modernas e eficientes da atualidade, como o Camunda, por exemplo, com o qual temos o mais alto grau de parceria, além de contarmos com os profissionais mais especializados do mercado.  

Acesse a nossa página de hiperautomação, ou entre em contato no rápido formulário ao final da página para falar com um de nossos profissionais (você pode escolher se deseja falar com um de nossos especialistas técnicos, ou com alguém da nossa área comercial). 


Autor: Philippe Alencar

Sobre: redator e analista de inteligência de mercado, graduado em Administração com especializações em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos na área de soluções digitais.

To share

Related Posts