Transformação digital na indústria gera mais produtividade e lucratividade 

ago 23, 2022 | Outsourcing de TI, Transformação Digital

Um recente estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que, das organizações desse segmento que investiram em transformação digital, 80% registraram expressivos ganhos de produtividade e lucratividade. Leia este rápido artigo para entender como.  

Empresas que investiram em tecnologia da informação são as que melhor lidaram com a crise causada pela pandemia da Covid-19. Agora, o mercado está se reerguendo num cenário pós-pandemia, e muitas organizações já perceberam que transformação digital já não é um diferencial competitivo – é uma questão de sobrevivência.

A indústria está entre os setores do mercado que menos investiram em soluções digitais, e não por acaso está entre os seguimentos que menos cresceram desde 2020. Contudo, uma recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que, das organizações desse segmento que identificaram a oportunidade de investimento e começaram seu processo de transformação digital, 80% registraram ganhos expressivos de produtividade e lucratividade¹. 

Transformação digital na indústria – o que, como e por qual motivo 

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 engloba um vasto ecossistema de tecnologias modernas, tais como Big Data, inteligência artificial, softwares de inteligência analítica, robótica, internet das coisas, computação em nuvem e muitas outras, que estão revolucionando as formas de produção e os modelos de negócios. 

Contudo, isso só pode ser alcançado com a integração vertical de sistemas, ou seja: quando os sistemas de informação integram todos os níveis hierárquicos da organização, o que inclui desde o chão de fábrica até os níveis gerenciais mais altos. Isso agrega inteligência de negócios por meio de fluxos de dados em tempo real. Porém, para alcançar a integração vertical, podemos dizer que a primeira etapa dessa missão é a digitalização de objetos físicos no chão de fábrica, o que pode ser feito com sensores, atuadores e controladores lógicos programáveis (CLP). Através de um Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA), os dados podem ser coletados, para controle de produção. E na camada operacional, um sistema de execução de fabricação é usado para obter os dados já coletados de controle de produção, para gerenciar e otimizar os workflows de manufatura e fornecer informações sobre o status da produção aos sistemas integrados de gestão empresarial (os famosos ERPs). Esse é apenas um exemplo, mas viram como tudo está integrado no processo, de ponta a ponta na camada corporativa?

Um controle tão grande e assertivo só é possível com a transformação digital, que gera maior visibilidade dos processos e permite reinventar serviços e produtos, desde o design e engenharia até a produção e suporte, o que acelera o processo operacional e aumenta o potencial de crescimento escalável da empresa. De forma geral: é o conceito que tem impulsionado organizações industriais através da tecnologia para que consigam alcançar seus objetivos de negócio.

Podemos dizer que a transformação digital na indústria acontece quando uma empresa desse segmento realiza uma série de investimentos em tecnologia, com o intuito de criar soluções digitais que resolvam desafios de negócio. Contudo, não se trata apenas de investimentos que impactam setores isolados da empresa – trata-se de uma ação planejada que exige uma mudança de cultura e aperfeiçoamentos constantes na estrutura e no core da organização, abrangendo aspectos procedurais. Ou seja: a transformação resulta numa mudança de paradigma da utilização de recursos tecnológicos, extraindo ao máximo o potencial da tecnologia da informação para gerar inovação e acelerar resultados de negócio. Alguns exemplos de tecnologias que já estão sendo usadas com altas taxas de sucesso na indústria para alcançar objetivos estratégicos:

  • Orquestração e automação de processos de negócio;  
  • Automação de tarefas repetitivas através de plataformas de RPA (automação de processos robóticos);  
  • Desenvolvimento e implementação de softwares customizados para gestão, controle e outras necessidades inerentes do core industrial; 
  • Implementação de soluções para armazenamento de dados em nuvem;
  • Integração e interoperabilidade entre sistemas, em variadas plataformas e linguagens;  
  • Uso de inteligência artificial e big data para desenvolvimento de modelos preditivos para aumento de vendas, entre outras tecnologias. 

Vantagens de investir em transformação digital na indústria

Não é à toa que o CEO da Siemens disse que a “transformação digital é o caminho para competitividade industrial²”. As vantagens são muitas e, sem nenhum exagero, é literalmente um dos pontos mais importantes que ajudou a salvar diversos negócios no Brasil e no mundo durante a pandemia. Esse período levou a uma série de tomadas de decisões cruciais. Afinal, onde e como investir num cenário tão instável? E a resposta é muito clara: organizações que optaram por investir massivamente em tecnologia já estão não apenas um, mas muitos passos à frente da concorrência. O aumento substancial no uso de ferramentas de colaboração (impulsionados pelo modelo de trabalho remoto), levou a um novo panorama, onde os projetos podem ser tocados de forma segura e produtiva fora do ambiente físico das empresas. Essa transformação, que é cultural e estrutural, proporcionou grandes vantagens para que a indústria possa contratar empresas parceiras de tecnologia de forma muito mais ágil, com menos custos e melhores índices de ROI. Abaixo, veja algumas vantagens que a transformação digital tem entregado a organizações da indústria.

Visibilidade do todo e instantaneidade das informações

Com processos mapeados, redesenhados e automatizados, é possível ter uma visibilidade geral da organização. Como empresas da indústria costumam ter processos longos e complexos, a orquestração e automação de workflows gera uma grande visibilidade, uma espécie de mapa de processos, o que permite que cada etapa de cada tarefa seja vista individualmente e alterada, se necessário. Com o apoio de dashboards de business intelligence, é possível acessar informações em tempo real, possibilitando um acompanhamento imediato com relatórios cada vez mais ágeis, completos e que refletem melhor a realidade da empresa, ajudando na tomada de decisão.

Otimização do tempo para focar em objetivos estratégicos

Uma das principais práticas que as maiores organizações da indústria têm adotado para alcançar melhores resultados da transformação digital é contratar parceiras de tecnologia para atuarem como outsourcing de TI – ou outsourcing de software. Em outras palavras: terceirização de serviços de tecnologia. O mercado de soluções digitais é muito competitivo e existe uma demanda alta por profissionais dessa área. Empresas de outros segmentos que não o de TI encaram ainda mais dificuldades para recrutar e reter profissionais especializados em tecnologias das quais necessitam. Dessa forma, algumas empresas da indústria rapidamente entenderam esse cenário e passaram a contratar parceiras de outsourcing de TI para prover esse serviço para elas. Afinal, essas tech companies sabem como e onde procurar pelos melhores profissionais de tecnologia. Deixando essa tarefa para a parceira, sua empresa pode se preocupar com atividades relacionadas ao negócio fim da organização, fazendo aquilo que realmente está ligado à missão; a razão de existir da empresa.

Maior qualidade de produto 

A utilização de plataformas e ferramentas tecnológicas modernas tem levado ao desenvolvimento de melhores produtos no mercado, isso ocorre em grande parte não apenas por causa do hardware, e sim do software customizado que opera nas máquinas e dos sistemas que ajudam no backoffice. Investir em inovação e transformação digital tem permitido à indústria alcançar níveis de assertividade jamais vistos. Isso sem contar que, com as melhores práticas do UX design, é possível coletar informações das preferências do usuário, o que ajuda a empresa a ter uma melhor noção daquilo com maior potencial de vendas. Assim, é possível desenvolver o produto perfeito para o seu público-alvo que trará mais receita.

Maior potencial de redução de custos

A implementação das ferramentas que mais se adequam ao contexto da sua empresa pode reduzir e muito os gastos em diversas áreas. Graças a otimização das operações, com ferramentas de monitoramento e projeção inteligente de custos em todas as áreas da empresa, o desperdício é reduzido e se obtém uma utilização eficiente dos recursos.

Maior agilidade na execução de tarefas – liberar tempo para ações estratégicas

A utilização de plataformas e ferramentas tecnológicas modernas tem levado a melhores produtos no mercado, isso ocorre em grande parte não apenas por causa do hardware, e sim do software customizado que opera nas máquinas e dos sistemas que ajudam no backoffice. Investir em inovação e transformação digital tem permitido à indústria alcançar níveis de assertividade jamais vistos. Isso sem contar que, com as melhores práticas do UX design, é possível coletar informações das preferências do usuário, o que ajuda a empresa a ter uma melhor noção daquilo com maior potencial de vendas. Assim, é possível desenvolver o produto perfeito para o seu público-alvo que trará mais receita.

Transformação digital na indústria - NTConsult

Integração e interoperabilidade

Com a ajuda de inteligência artificial e internet das coisas, a comunicação acontece em altos níveis de eficiência envolvendo pessoas, máquinas e sistemas, de maneira que o melhor de cada aspecto esteja integrado, sem deixar de fora elementos mecânicos, técnicos e humanos. Além disso, todos os sistemas nos quais pessoas e máquinas atuam ficam disponíveis 100% do tempo, mesmo quando alguns de seus recursos precisam de algum reparo ou atualização. Isso é possível graças à integração de sistemas e à interoperabilidade.

Principais desafios da transformação digital na indústria – como superá-los?

Oito em cada dez indústrias grandes e médias brasileiras que inovaram em 2020 e 2021 perceberam ganhos substanciais de produtividade e resultados financeiros, segundo a pesquisa da CNI citada no começo deste artigo. O mesmo estudo também mostrou que 51% dessas empresas não contam com um setor específico para inovação e transformação digital, de modo que ainda utilizam um modelo organizacional tradicional em que a área de TI atua como coadjuvante – uma mera área de apoio ao resto da organização. De acordo com a pesquisa, algumas das principais causas de dificuldade em inovar na indústria são: 

  • Acesso a recursos financeiros de fontes externas; 
  • Instabilidade do cenário externo; 
  • Dificuldade de contratação de profissionais especializados do mercado de TI; 
  • Falta de agilidade em repor mão de obra qualificada; 
  • Orçamento da empresa é limitado a investimentos tradicionais.

Dois desses pontos se destacam por abordar o mesmo tema: dificuldade em contratar, reter e repor profissionais de tecnologia. Na pesquisa da CNI, 65% das empresas do setor industrial afirmaram não dispor de profissionais suficientes para inovação e transformação digital, sendo este um dos maiores desafios a serem superados, uma vez que se trata de uma dificuldade constante do mercado de tecnologia – faltam profissionais qualificados e é difícil contratar os que já estão atuando em outras empresas. 

Outsourcing de TI e sua função – tornando a transformação digital na indústria uma realidade

Um recente estudo divulgado pela Forbes revelou que mais de 76% das empresas brasileiras estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de transformação digital³. Não poderia ser diferente: não estar no meio digital é o mesmo que perder volume de negócios – ou até mesmo fechar as portas. Mas essa transformação não seria possível sem a existência das empresas de outsourcing de TI, que são especializadas em contratar e reter talentos do mercado de software, e é esse serviço que tem feito a transformação digital uma realidade na indústria. O curioso é que, em comparação aos outros setores do mercado, a indústria ainda está atrasada nos investimentos em transformação digital. Isso significa que, se a sua empresa é do setor da indústria, agora é a hora certa para conseguir ultrapassar as concorrentes de uma forma ágil e com investimentos que garantem alto ROI e levam a um crescimento escalável dos negócios, através do outsourcing de TI. Assim você garante times altamente qualificados de tecnologia e não precisa se preocupar com essa dificuldade do mercado, pois será uma das tarefas da sua parceira de tecnologia, que auxiliará você a garantir os profissionais do mercado de software que mais se adequam às necessidades da sua organização.

Como escolher a parceira de tecnologia ideal na indústria?

Sua parceira de outsourcing de TI deve ser capaz de entregar profissionais gerenciados rapidamente e já engajá-los e norteá-los para resolver os desafios de negócio da sua empresa. Isso garante não apenas maior agilidade na entrega de recursos de TI, como permite que eles sejam aplicados de forma assertiva no seu business, o que geralmente garante um alto ROI.

A NTConsult está há 19 anos no mercado de TI, desenvolvendo soluções digitais em todos os segmentos de mercado, que vão desde mídia e financeiras a indústrias, com clientes em 8 países. Montamos e engajamos equipes completas com profissionais de alta performance nas mais variadas de tecnologias, garantindo a alocação desses talentos de forma ágil, gerenciados por gestores com ampla experiência na indústria e totalmente focados em resolver os desafios dos seus projetos e garantir a máxima qualidade dos seus produtos. 

Deixe sua mensagem ao final desta página e em breve entraremos em contato com você para mostrar como tudo isso é possível, e está ao seu alcance! 


Referência 1: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/80-das-industrias-inovaram-na-pandemia-e-tiveram-aumento-de-lucro-e-produtividade/  

Referência 2: https://noticias.portaldaindustria.com.br/entrevistas/pablo-fava/transformacao-digital-e-caminho-para-competitividade-industrial-diz-ceo-da-siemens/  

Referência 3: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/05/exclusivo-762-das-empresas-ja-implementaram-ou-estao-desenvolvendo-planos-de-transformacao-digital/  

Philippe Alencar - NTConsult

To share

Related Posts