Geração de valor com o design estratégico

jan 5, 2022 | Design Estratégico, NTConsult, Titanium

Empresas que investem em design estratégico ultrapassam em até 2x o crescimento de referência do setor. Fonte, McKinsey & Company.

Apesar de ainda serem usados frequentemente para comunicação e fins estéticos, os métodos do design estratégico são indispensáveis para os dias de hoje, sendo fundamentais para empresas que desejam implementar melhorias e inovação. A intersecção entre conceitos, pessoas e modelos de negócio sem tirar o foco dos resultados é apenas um dos desafios que o design estratégico se propõe a resolver – e tem se saído muito bem nessa tarefa.

Observando os indicadores da McKinsey¹, percebemos que mais de 40% das empresas pesquisadas ainda consideram o design apenas como ferramenta de comunicação, ou seja: ainda não atingiram a maturidade de incorporar os métodos do design em outras camadas de sistemas e ecossistemas.

Valor com o design estratégico - métodos do design

Por que envolver design na estratégia da sua empresa?

A resposta é simples: as empresas que têm feito isso demonstraram saltos de crescimento. Conforme apontado pela consultoria de negócios McKinsey, organizações que adotaram métodos de design nos seus ecossistemas apresentaram um crescimento de 2x maior que os concorrentes do mesmo segmento. Isso evidencia que a transformação do design centrado no usuário em uma responsabilidade coletiva (com maior desempenho ao ouvir, testar e iterar continuamente com os usuários finais), determina a sobrevivência e a consolidação no mercado atual.

Você já se perguntou se o seu produto ou serviço conversa com o cliente? É neste atrito que entra a cultura do design! Ela influencia, engloba e impacta diretamente no formato do projeto, se conectando com as etapas, metodologias, pensamentos e testes, encabeçando um projeto de ponta a ponta!

Quando uma empresa adota práticas, processos e questionamentos herdados do design e alinhados com os negócios, ela determina novos rumos para o próprio mercado, foi assim com algumas empresas como AirBnB², Amazon¹ e Nubank³.

Esse processo consiste nos seguintes passos:

  • Liderança Analítica

Mensura e alavanca o desempenho do design com o mesmo rigor usado nas receitas e custos.

  • Talento multifuncional

Faz do design centrado no usuário uma responsabilidade de todos, e não uma função isolada.

  • Experiência do usuário

Derruba as paredes internas entre design físico, digital e de serviço.

  • Interação contínua

Reduz o risco de desenvolvimento ao ouvir, testar e iterar continuamente com os usuários finais.

(McKinsey¹, 2018)

Agora faça a união entre os processos do design com quem tem o poder de alavancar o seu negócio: o usuário. O seu business só será impulsionado se ele fizer sentido e atender às necessidades do seu público-alvo.

Cultura do Design: o cerne da inovação

O design estratégico discute o desenvolvimento de estratégias elaboradas pelo design para orientar a ação do projeto e, sobretudo, a ação projetual direcionada à inovação e à sustentabilidade.

Essas estratégias envolvem todo o seu ecossistema de atuação: o meio organizacional (escritórios, empresas e demais organizações), o mercado, a sociedade e o meio-ambiente. Dessa forma, o processo de design é desenvolvido no âmbito das múltiplas relações implantadas na ação projetual, embasados por estudos metodológicos relevantes. Essa perspectiva desloca-se do processo de design em si para o conjunto de relações de ecossistemas.

Os métodos do design resultam em um percurso para elaborar, exercitar e, então, fazer evoluir as estratégias organizacionais de ponta a ponta. É na ação projetual que o design estratégico trabalha a instabilidade de seu ecossistema, traço responsável pela sua constante evolução. A implementação do aculturamento reflete diretamente na companhia, colaborando com a capacidade de inovar e criar valor, da mesma forma que se beneficia do valor agregado.

Pensamento no futuro e se embasando em importantes referências do mercado da tecnologia, a NTConsult realizou a aquisição de uma empresa de design estratégico, a Titanium Business Experience. Agora, oferecemos um serviço especializado que que utiliza os métodos do design para solução de problemas e agregamento de valor, veja abaixo:

Gerando valor com o design estratégico - fluxo
Double Diamond

Através do design estratégico, agora somos capazes de explorar, investigar, mapear e desenvolver novos cenários para negócios, serviços e produtos estudando a jornada e a experiência das pessoas em todos os pontos de contato da empresa. Falamos sobre isso no nosso Showcase sobre “A cultura do design nos negócios”.

Por meio de um processo de cocriação, as soluções são idealizadas e prototipadas para teste no mundo real, visando a solução mais adequada ao contexto de cada cliente. Isso contribui para o desenvolvimento de uma visão mais humana, permitindo observar o comportamento das pessoas e a partir daí criar algo novo.

Na NTConsult, utilizamos o design para resolver os problemas do seu negócio e construímos soluções digitais para superar os seus desafios em tecnologia e ajudar sua empresa a crescer. Dessa forma, somos capazes de fornecer vantagens competitivas e estratégicas para um mercado em constante transformação. Entre em contato com a gente e vamos dar um boost no seu business!


Autores: Guilherme Peterson e Guilherme Zaffari em coautoria com Philippe Alencar

Sobre Guilherme Peterson: profissional da área de Jornalismo, Mídias Sociais e Marketing, atualmente focado em análise de mercado.

Sobre Guilherme Zaffari: formado em Design Gráfico, especializado em Game Design e mestre em Design da Informação, atuou durante 7 anos como professor de Design de Interface e UX no ensino superior. Há 4 anos trabalha como Senior UX Designer, sendo os últimos 2 anos na NTConsult.

Sobre Philippe Alencar: analista de posicionamento de mercado e copywriter, graduado em Administração com especialização em Marketing e Governança de TI, atua há 10 anos no mercado de tecnologia em empresas de soluções digitais e inovação.


Autor: Guilherme Peterson

Sobre: profissional da área de Jornalismo, Mídias Sociais e Marketing, atualmente focado em análise de mercado.

Autor: Guilherme Zaffari

Sobre: formado em Design Gráfico, especializado em Game Design e mestre em Design da Informação, atuou durante 7 anos como professor de Design de Interface e UX no ensino superior. Há 4 anos trabalha como Senior UX Designer, sendo os últimos 2 anos na NTConsult.

Coautor: Philippe Alencar

Sobre: analista de posicionamento de mercado e copywriter, graduado em Administração com especialização em Marketing e Governança de TI, atua há 10 anos no mercado de tecnologia em empresas de soluções digitais e inovação.

Referências:

  1. https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-design/our-insights/the-business-value-of-design
  2. https://www.forbes.com/sites/emilyjoffrion/2018/07/09/the-designer-who-changed-airbnbs-entire-strategy/?sh=4556ccae2c36
  3. https://blog.nubank.com.br/principios-design-nubank/

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