Inteligência Artificial e Experiência do Cliente – Criando Relações Personalizadas

fev 7, 2024 | Desenvolvimento de Software

Quando se fala em aplicar inteligência artificial nas empresas para acelerar resultados, ainda existe dificuldade por parte dos gestores de negócio em entender de forma mais clara e abrangente todas as aplicabilidades dessa tecnologia e como ela pode ser utilizada diretamente em tarefas do dia a dia para alavancar os resultados.  

Já abordamos por aqui os benefícios do pair programming com inteligência artificial e como funciona a orquestração de human workflow com Camunda.

Hoje, iremos abordar um pouco sobre como inteligência artificial e experiência do cliente estão relacionadas, e como as ferramentas de IA impactam positivamente nas organizações, principalmente em customer experience (CX).  

Competitividade e investimento em inovação

Empresas que desejam se manter competitivas precisam investir em ferramentas tecnológicas e criar um plano de negócios sólido. Um pilar importante nessa missão é criar experiências incríveis para o cliente, construindo relacionamentos, conquistando confiança e promovendo a fidelidade à marca.  

Porém, algumas empresas ainda não perceberam o potencial das IAs nessa árdua batalha. Afinal, inteligência artificial e experiência do cliente se relacionam diretamente quando utilizamos as ferramentas certas para nos ajudar a personalizar experiências e analisar dados para aprimorar nossa relação com clientes e usuários de forma geral. 

O Gartner Group chegou a divulgar um relatório apontando que quase 40% de mais de 2.500 líderes executivos definiram a experiência do cliente como o foco primário mais comum dos investimentos em inteligência artificial¹.  

Inteligência Artificial e Experiência do Cliente

Organizações dos mais variados setores podem se beneficiar disso. Empresas que atuam no comércio eletrônico (e-commerce), por exemplo, podem melhorar significativamente a customer experience ao se concentrarem em áreas importantes como personalização, criação de conteúdo e análise, todas apoiadas por ferramentas variadas de inteligência artificial (em alguns casos, plataformas gratuitas!).  

Inteligência artificial e experiência do cliente – customizando relações com usuários em plataformas de compra

Uma das maneiras de criar uma experiência positiva com clientes é personalizar as compras deles. Ou seja: um processo de adaptar as experiências de compra às preferências individuais de cada consumidor, considerando suas necessidades e comportamentos. 

Ferramentas e algoritmos de inteligência artificial podem analisar dados de diversas fontes, incluindo compras passadas e atividade de navegação, interações em mídias sociais e informações demográficas, para identificar padrões e prever preferências do comprador.  

Personalização com IAs para impactar clientes

  • Recomendações personalizadas: podem ser exibidas em momentos críticos da jornada do cliente, como quando o usuário está prestes a finalizar a compra. Por exemplo, uma mensagem de “Ei! Você esqueceu?” apresentada antes da conclusão do pedido, caso o usuário saia da página antes de finalizar a aquisição. 
  • Assistentes virtuais: ajudam os compradores online respondendo perguntas, auxiliando em pedidos, rastreando pacotes e personalizando a experiência de compra, impulsionando as vendas e lucros.  
  • Conteúdo dinâmico: lojas virtuais podem entregar conteúdo exclusivo para cada segmento de clientes, o que aumenta a assertividade em relação à necessidade de compra de cada perfil. 
  • Páginas de destino personalizadas: a customização acontece com base em seu relacionamento anterior com o site e seus hábitos de compra. Por exemplo: uma loja de roupas poderia oferecer um desconto para visitantes de primeira viagem ou mostrar as novidades de um tipo de item relacionado. 
  • Descrições de produtos personalizadas: podem ser adaptadas para refletir as preferências e hábitos do comprador. Isso incentiva os clientes a se sentirem compreendidos, contribuindo para fidelidade e estimulando compras adicionais. 
  • Itens recentemente visualizados: exibe produtos que a pessoa olhou em visitas anteriores, sendo útil quando os compradores retornam ao site regularmente, permitindo que retomem facilmente de onde pararam na última sessão. 
  • Itens “semelhantes a”: Para compradores que gostam de comparar itens semelhantes, a função “semelhantes a” é útil. Por exemplo: uma loja camisetas pode exibir produtos com estampas e estilos parecidos com aqueles que o comprador já adquiriu. 
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Utilizando análise de dados para aumentar a eficiência e o sucesso

Outra maneira em que inteligência artificial e experiência do cliente se relacionam de forma positiva é por meio da análise de dados. Esse processo pode oferecer informações valiosas, como por exemplo a comparação de preços feita através de ferramentas de inteligência artificial, que ajudam a uma precificação assertiva, visando otimizar receitas e lucros, competir com empresas rivais e criar relacionamentos sólidos com clientes.  

A IA pode assumir essa pesquisa e ajudar as operações de e-commerce a otimizar os preços. Ela também pode alterar os preços em todo o site, se necessário, e ajudar a criar precificação dinâmica. 

Reconhecimento de voz: inteligência artificial na interação com clientes

Podemos utilizar ferramentas de IA para desenvolver e implementar chatbots, assistentes virtuais mais complexos e outras ferramentas de apoio que atuam na interação com usuários através da funcionalidade de reconhecimento de voz e processamento de linguagem neural. 

Assim, é possível que as empresas atendam os clientes com mais agilidade, diversidade, eficiência e abrangência, fornecendo respostas imediatas a perguntas simples, tornando o atendimento ao consumidor muito mais preciso e eficaz. 

Impulsionando resultados de negócio: escolha a parceira de software e inovação certa para os objetivos que você quer alcançar

Na NTConsult, construímos e engajamos times de profissionais altamente qualificados em diversas tecnologias, especialistas em diferentes ferramentas de inteligência artificiais e aptos a utilizá-las para acelerar os resultados de nossos clientes – estamos fazendo isso em empresas espalhadas pelas Américas do Sul e do Norte!  

Estamos há 21 anos no mercado de tecnologia e negócios, atuando com alocação e engajamento de equipes de profissionais de TI, especialistas em desenvolvimento de software e hiperautomação (automação de processos, inteligência artificial, RPA e process mining). Nossa experiência engloba os mais variados segmentos do mercado, como financeiro e bancário, mídias e telecomunicação, saúde, setor industrial, previdência e seguradoras, entre muitas outras.   

Entre em contato com a gente hoje mesmo e descubra como podemos ajudar sua empresa a dar o próximo passo na transformação digital rumo aos seus objetivos de negócio. 

Referência 1: https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2023-05-03-gartner-poll-finds-45-percent-of-executives-say-chatgpt-has-prompted-an-increase-in-ai-investment  


Autor: Philippe Alencar

Sobre: redator e analista de inteligência de mercado, graduado em Administração com especializações em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos na área de soluções digitais.

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