Inteligência Artificial – Automação de Processos de NegóciosInteligência Artificial – Automação de Processos de NegóciosInteligência Artificial – Automação de Processos de Negócios

maio 31, 2021 | CAMUNDA

Are you delivering continuous software innovation to your business? 
IT experts have embraced working remotely and distance collaboration has become the new normal for software development practices.  

No artigo Human Work da séria “Automatize qualquer processo, em qualquer lugar!” vimos como a Inteligência Artificial pode ajudar os colaboradores a diminuírem  a carga de trabalho sobre os mesmos. Vamos explorar um pouco mais o assunto…

Inteligência Artificial e Automação de Processos de Negócios - NTConsult

Sabemos que a AI, quando somada à Big Data, apresenta um escopo de potencialidades na ciência de dados que vai além do que nossa série tem abordado, porém, com foco em automação de processos de negócio.

Mas o que é processo? Uma boa definição de processo vem ainda da antiga ISO 9000:

Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).

Uma atividade é uma parte mais elementar de um processo e entender a sequência de atividades é entender a cadeia de valor. Em uma automação, é importante considerar sempre investir no gargalo do processo para evitar gastos em mudanças que podem não representar uma melhoria, pois não elevam o nível de produtividade e qualidade do processo.

No dashboard abaixo, Camunda apresenta o gargalo do processo em mapas de calor:

Hiring dashboard - Inteligência Artificial e Automação de Processos de Negócios

Identificada a atividade a ser automatizada, observe qual a contribuição que ela tem no processo e como a automação pode ajudar. Se não for possível automatizá-la por completo, considere quebrá-la em atividades menores. Existem diversas estratégias de automação de atividades dos quais exploramos nesta série: Human WorkBusiness RulesMicroserviceAPIIoTRPA e AI. Este mapa ajuda na escolha da abordagem mais adequada para executar uma atividade do processo:

Inteligência Artificial e Automação de Processos de Negócios - NTConsult

Abaixo alguns conceitos para ler este mapa:

  • Decisão vinculada (ou ato vinculado): a qual há uma decisão previamente estabelecida (seja por leis, normas, regras ou acordos internos);
  • Decisão discricionária: requer uma avaliação de contexto no momento em que a mesma ocorre, o que denota a necessidade de uma regra mutável, ou dinâmica, que considera a experiência e o aprendizado com os erros e acertos inerentes das atividades cognitivas e emocionais;
  • Cognitiva: a capacidade de adquirir um conhecimento das quais as técnicas de Machine Learning aplicam através de seus diversos algoritmos:
  • Emocional: atividades que envolvam empatia, criatividade, inovação, bom senso, persuasão e Inteligência emocional.

Como a AI em processos de negócio se aplica no campo das decisões, considere alguns aspectos sobre a estratégia escolhida:

  Business Rules Human Work AI
Custo Barato. Camunda oferece um motor de DMN já integrado ao motor de processos. Homem/hora Custos de licença e treinamento.
Flexibilidade de mudança Alta na atualização de regras. Média na atualização de interface. Alta. Alta a depender do nível de acuracidade já conquistada.
Entrega Por hot-deploy imediato ou CI/CD. Mais ao alcance da mão. Não requer CI/CD.
Casos de exceção Necessita intervenção humana. Habilidades e conhecimento do processo de negócio para resolução de problemas. Depende do algoritmo utilizado.
Volume de dados Alto. Baixo. Alto.

Assim, apesar de não substituir completamente o trabalho humano, a AI poder ajudar a melhorar os processos que tenham grandes volumes de decisões, que requerem algum nível de cognição. Enquanto Camunda Platform pode ajudar a integrar AI na cadeia de valor da empresa.

E você, quer agregar valor ao seu negócio e fazer seu business crescer? Com a implementação de processos automatizados via Camunda, você pode automatizar qualquer processo em qualquer lugar!


Autor: Rodrigo Carlstrom

Sobre: consultor BPM há 18 anos, tendo trabalhado com análise, automação, operação e melhoria de processos de negócio e como Gerente de Projetos e Gestor de Mudanças em grandes empresas do mercado. Certificado Black Belt, PMP e Camunda Engineer.

To share

Related Posts