Outsourcing de TI: Vantagens e Desvantagens

ago 9, 2022 | Outsourcing de TI, Transformação Digital

A prática de outsourcing de TI se tornou muito comum no mercado. Você pode fazer uma rápida pesquisa no Google e encontrar centenas de artigos sobre as vantagens desse serviço. O problema é que muitas empresas de software só mostram esse lado da moeda, sem apresentar a realidade: também há desvantagens. Fazem isso porque sabem que elas mesmas não conseguem corrigir ou mesmo amenizar essas falhas. Por isso preparamos um conteúdo apresentando as desvantagens que esse serviço pode causar em alguns casos. Também daremos dicas de como procurar uma parceira de tecnologia que tenha encontrado formas de superar esses desafios – afinal, é disso que inovação se trata.

Uma recente pesquisa divulgada pela Forbes revelou que 76,2% das organizações brasileiras estão desenvolvendo ou já implementaram um plano de transformação digital¹. Não é um número que chega a surpreender: não estar no meio digital é o mesmo que perder volume de negócios e, muitas vezes, fechar as portas. Mas essa transformação não seria possível sem a existência das empresas de outsourcing de TI, que são especializadas em contratar e reter talentos do mercado de software.  

Para entender melhor e de forma resumida, outsourcing de TI é um termo utilizado para representar a terceirização de TI, ou seja: um serviço de provimento de profissionais do mercado de tecnologia para uma empresa que precisa dessa expertise, mas não a possui de forma especializada, já que que não faz parte de seu core business. Esse serviço costuma apresentar altos índices de custo-benefício quando realizado com uma parceira de TI qualificada, e pode tanto ser responsável por todas as demandas de soluções digitais de uma empresa, como pode apoiar uma equipe de TI interna da organização contratante.

Contudo, é preciso ter cuidado na hora de escolher uma parceira de outsourcing de TI. Contratar uma tech partner que não tenha sinergia com a sua empresa e que não tenha encontrado as formas mais apropriadas de superar os principais riscos do outsourcing (que iremos descrever abaixo) pode acabar se transformando num problema sem precedentes na sua organização. Infelizmente, muitas empresas viveram e ainda vivem esse pesadelo. O lado bom é que sempre dá tempo de acordar dele.

Outsourcing de TI Vantagens e Desvantagens 

Sabe quando perguntam se você prefere receber a notícia ruim ou a boa primeiro? É o tipo de questão que costuma gerar ansiedade e a maioria das pessoas prefere começar com a boa. Seguindo essa lógica, começaríamos com as vantagens neste post. Mas a gente sabe que uma parte considerável do público interessado em tecnologia já tem uma noção razoável das vantagens do outsourcing de TI, então, por grau de relevância da informação que queremos levar a você, vamos começar com as desvantagens – até porque, iremos dar dicas de como mitigar riscos e se planejar para transformar esses desafios em vantagens.

Desvantagem 1: recrutamento genérico de profissionais de TI

O mercado de tecnologia está superaquecido e milhões de vagas para profissionais de software continuam abertas todos os dias, sendo um dos principais gargalos nas empresas atualmente. Nós já falamos sobre esse desafio no blog e você pode conferir alternativas de soluções para este problema aqui. O fato é que empresas de TI também passam por essa dificuldade, e muitas acabam fazendo um recrutamento genérico, resultando em pilhas de currículos sem a qualificação adequada. No fim, seu projeto atrasa e, mesmo quando a equipe está formada, o desempenho acaba sendo abaixo do esperado. Isso porque muitas dessas empresas focam apenas em procurar profissionais que conheçam a tecnologia que o projeto precisa, sem se preocupar com outros fatores cruciais, tais como: alinhamento do profissional à cultura da empresa contratante; experiência do candidato não apenas nas tecnologias necessárias, mas também no setor e na área de negócio do cliente; aspectos interpessoais, entre outros.

Como transformar esse ponto de atenção em vantagem: 

Procure por tech partners que prezem pela sinergia entre TI e negócios e possuam um processo de recrutamento criterioso e ágil para alcançar isso. Quando você for para uma reunião com essas empresas de terceirização de TI, se preocupe com a qualidade dos profissionais que eles oferecem em suas equipes. Esse é o fator mais importante – preze por empresas que não só investem em contratar os profissionais mais talentosos do mercado de software, como se dediquem na capacitação desses colaboradores. Investigue com que agilidade a empresa de TI consegue preencher novas vagas de tecnologia e como é o processo dela para garantir apenas profissionais que tenham desempenho acima da média. Assim você mitiga riscos e faz um filtro mais adequado em busca da parceira de TI ideal para o seu negócio.

Desvantagem 2: pouca ou nenhuma gestão

Do que adianta você investir em outsourcing de TI, se os profissionais não estão engajados com o resultado? É isso o que acompanhamos diariamente no mercado em que as empresas de terceirização de TI não conseguem realizar uma gestão eficiente dos membros de seus times. Isso acarreta em alocação de profissionais pouco engajados, com altos índices de turnover ao longo do projeto. Além disso, acaba sobrecarregando o cliente – fica para a contratante o peso de ter que acompanhar o projeto de perto, criando assim outro gargalo.  

Como transformar esse ponto de atenção em vantagem: 

Opte por empresas de TI que não apenas realizem a gestão dos profissionais, como invistam pesado nisso. Melhor ainda se os gestores disponibilizados pela sua parceira de outsourcing de TI forem especializados no seu core business – é raro, mas existem algumas poucas empresas de soluções digitais que garantem que os times entregues sejam gerenciados por especialistas no negócio do cliente. Dessa forma, é possível alcançar um alto grau de engajamento dos talentos alocados no seu projeto, o que leva a um turnover abaixo da média do mercado. Profissionais de tecnologia bem gerenciados apresentam uma produtividade alta, resultando em agilidade na entrega dos produtos com a qualidade exigida.

Desvantagem 3: burocracia e lentidão para atendimento e suporte 

Poucas coisas são tão frustrantes quanto não conseguir contato com a única pessoa capaz de resolver o nosso problema. Todo mundo já ficou horas no telefone tentando solucionar um contratempo, mas o processo costuma ser tão burocrático, que às vezes a gente até desiste. Bom, isso também existe no mercado de TI. Por incrível que pareça, muitas empresas de terceirização de TI simplesmente não investem o quanto deveriam no atendimento e suporte aos seus clientes – preocupam-se em vender, mas na hora de atender, fazem como o mestre dos magos: somem! Tudo isso gera ineficiência na resolução de problemas urgentes e causa uma série de danos maiores em decorrência disso.

Como transformar esse ponto de atenção em vantagem: 

Esta deve ser uma preocupação fundamental na hora de contratar a sua parceira de outsourcing de TI – preocupe-se com a qualidade e a agilidade do atendimento. Antes de contratar os serviços, faça perguntas como: “Quais são os canais de atendimento de suporte?” “Para quem eu posso ligar no caso de precisar resolver um problema ou simplesmente tirar dúvidas sobre o projeto?”. Uma empresa de soluções digitais preocupada com o seu cliente, sempre disponibilizará uma forma de contato ágil e direta, sem burocracias. Se você passou por problemas como os que citei há pouco, talvez tenha até perdido as esperanças de encontrar uma parceira melhor: mas acredite, elas existem, só é difícil encontrá-las nesse mar vasto e muito competitivo que é o mercado de TI.  

Agora que falamos um pouco sobre as desvantagens e explicamos os cuidados que você deve ter na hora de contratar uma prestadora de terceirização de TI, você já deve ter percebido que é possível transformar desvantagens em vantagens, contanto que mitigue os riscos antes. Porém, os serviços de outsourcing de TI possuem vantagens bem conhecidas que não poderiam ficar de fora deste conteúdo. Confira algumas das principais: 

Vantagem 1: retorno sobre o investimento (ROI) 

Terceirizar o desenvolvimento de soluções digitais pode ser uma decisão muito bem tomada se você encontrar uma tech partner que tenha sinergia com o seu negócio. Alinhando a tecnologia para atingir suas metas, é possível acelerar resultados, lançar produtos digitais com mais agilidade e obter alto retorno de investimento.

Vantagem 2: redução de custos 

Ao contratar uma empresa de outsourcing de TI, sua organização não se preocupa mais com gastos com equipamentos e capacitações dos profissionais (muito importante em um mercado em que é preciso se atualizar todos os dias), entre outros custos que ficam a cargo da tech partner.

Vantagem 3: flexibilidade 

Você pode aumentar ou adaptar as demandas da sua organização conforme novas necessidades do projeto e/ou do negócio. Dessa forma, sua empresa não fica presa a um contrato de escopo fechado em que tudo que foi decidido no projeto precisa ser cumprido – você contrata uma equipe de talentos de tecnologia, e eles se engajam em desenvolver as soluções que sua empresa necessita, mesmo que suas necessidades mudem. 

Vantagem 4: know-how em contratar profissionais talentosos do mercado de TI

Por conhecerem as nuances do mercado, empresas de outsourcing de TI altamente capacitadas estão mais aptas a recrutarem, contratarem e reterem profissionais de tecnologia, em um espaço de tempo muito mais curto. Como já falado neste artigo isso não necessariamente garante a alta performance do seu projeto, por isso você deve optar por uma empresa que tenha em suas equipes profissionais muito bem qualificados

Vantagem 5: melhor experiência do usuário 

O cliente deve estar no centro de toda estratégia de transformação. Sua empresa conhece como ninguém o perfil do cliente que vocês querem alcançar, e com um serviço de outsourcing de TI, é possível tornar isso em soluções com navegação amigável que facilitam a vida do seu cliente – sempre é bom lembrar que clientes satisfeitos compram mais e tendem a se tornarem fiéis à sua empresa. 

Vantagem 6: maiores índices de qualidade 

De forma geral, um serviço de outsourcing de TI realizado por uma tech partner qualificada alcança índices de qualidade muito maiores do que equipes internas. Ainda assim, em algumas ocasiões, o ideal é que haja duas equipes trabalhando juntas (o time de TI interno da sua empresa atuando com o apoio de uma terceirizada especialista em soluções digitais).

Vantagem 7 – mais foco nos negócios  

Ao terceirizar serviços de TI, essa área deixa de ser uma angústia interna, estando sob responsabilidade da sua parceira digital. Assim, os profissionais da sua empresa podem dedicar seu tempo a atividades essenciais que trazem melhores resultados de negócio para a sua organização.


Na NTConsult, temos 19 anos de experiência no mercado de soluções digitais, com clientes em 8 países, englobando empresas de todos os segmentos. Somos uma empresa focada em garantir os mais talentosos profissionais de tecnologia do mercado aos nossos clientes. A alocamos equipes rapidamente, lideradas por gestores especialistas no core business dos nossos clientes.  

Nossa expertise em desenvolvimento de soluções digitais e automação de processos vem tornando a transformação digital uma realidade em diversas empresas, agregando valor e garantindo que desafios de negócio se tornem soluções digitais que impulsionam o crescimento das empresas.  

Se você se identificou com algum dos pontos abordados neste conteúdo, entre em contato com a gente no nosso rápido formulário ao final desta página – estamos sempre à disposição para ajudar empresas a potencializarem seus resultados. 



Referência 1: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/05/exclusivo-762-das-empresas-ja-implementaram-ou-estao-desenvolvendo-planos-de-transformacao-digital/  

Philippe Alencar - NTConsult

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