Transformação digital na saúde: como soluções digitais podem acelerar resultados de negócio nessa área? 

set 13, 2022 | Desenvolvimento de Software, Transformação Digital

Sistemas informatizados já fazem parte da rotina de qualquer empresa da área da saúde. Prontuários eletrônicos, sistemas de prescrição digital, telemedicina e plataformas inteligentes para agendamento de consultas são apenas alguns exemplos disso. São muitos os serviços imprescindíveis que a tecnologia viabiliza no dia a dia das organizações da saúde, mas a pergunta que fica é: o que as empresas desse segmento podem fazer para dar um passo à frente da concorrência e crescer de forma mais rápida através da transformação digital? Vem comigo que eu explico neste post, com dicas para aumentar o ROI usando a tecnologia para alcançar resultados de negócio na área da saúde.

Transformação digital na saúde é mesmo uma prioridade?

Mais de 49 milhões de brasileiros possuem plano de saúde atualmente, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)¹. Apesar de o Brasil contar com o SUS, disponível a todos os cidadãos, é natural que as pessoas procurem por serviços que as atendam de forma mais ágil e com maior conforto e qualidade – motivo pelo qual a procura por planos de saúde tem sido cada vez maior. Além disso, conforme mencionado pela Vanessa Gordilho, diretora da QSaúde², a pandemia de Covid-19 escancarou a urgente necessidade do mercado de saúde brasileiro de modernizar os seus processos, a partir da implementação de novas tecnologias.  

Portanto, a resposta é sim! Visto que a utilização de soluções digitais customizadas e integradas leva a uma série de benefícios, é seguro dizer que a transformação digital na saúde é uma prioridade para ambos os lados: tanto para as empresas desse setor que desejam alcançar mais clientes e crescer de forma escalável, como para pacientes que procuram melhores serviços e atendimentos com melhor qualidade.

O que é e como implementar a transformação digital na saúde

Podemos dizer que a transformação digital é algo que vai muito além de um investimento pontual em tecnologias. Na verdade, está muito relacionada à forma como a empresa compreende a utilização das soluções digitais para resolver seus desafios de negócio de forma contínua, ou seja: tem relação direta com a cultura organizacional e com os objetivos estratégicos. Dessa forma, não deixamos apenas o setor de TI da organização como responsável por ações envolvendo tecnologia – a empresa, como um todo, é movida e impulsionada por sistemas e processos que ocorrem no meio digital. Um exemplo disso é o uso de plataformas digitais que tornam o atendimento dos pacientes mais ágil e menos burocrático, com o uso de telemedicina por exemplo. Isso não necessariamente substitui a consulta presencial, porém a complementa como uma opção a mais para o paciente que deseja otimizar o tempo.

Outro exemplo é a possibilidade de atendimento em qualquer meio de contato através de soluções omnichannel. Quando um paciente tenta ligar para marcar uma consulta e se frustra por causa do tempo de espera, isso pode gerar uma insatisfação que faz as empresas da área da saúde perderem clientes e ficarem com uma imagem negativa no mercado. No entanto, quando todos os canais da organização estão interligados (site, plataforma de usuário, telefone, atendimento presencial etc.) o paciente se sente acolhido e satisfeito com a experiência. Mas um serviço com esse nível de qualidade só pode ser implementado com fortes investimentos em transformação digital, por isso podemos afirmar que a velocidade com que as empresas desse setor tendem a crescer está diretamente ligada ao quanto será investido em soluções digitais nessas organizações. 

Em suma, a transformação digital deixou de ser apenas um desejo e se tornou fundamental nas empresas, e o segmento da saúde é um dos que mais precisam acelerar seus passos rumo a maiores índices de maturidade digital. Isso é crucial para que as organizações aperfeiçoem a jornada do cliente e consigam oferecer serviços e atendimento de forma mais ágil e assertiva.

Benefícios da transformação digital na área da saúde

Para os clientes, os impactos são imediatos e muito claros. A possibilidade de atendimentos remoto (por telemedicina, quando possível) ajuda a fidelizar os pacientes, pois melhora e muito a experiência. Realizar um atendimento e até conseguir uma receita de medicamento, tudo sem sair de casa e sem pegar trânsito, faz muita diferença para a maioria das pessoas. Essa otimização do tempo impacta diretamente na satisfação do cliente. Além disso, há outras vantagens ao cliente que vão além da telemedicina. Como os sistemas inteligentes das empresas da área da saúde são integrados no processo de transformação digital, as informações do paciente trafegam entre esses sistemas, de forma que os médicos, de toda e qualquer especialidade, têm acesso a prontuários atualizados e todos os históricos dos pacientes, através de alguns poucos cliques num software customizado. Isso garante que o médico atenda o paciente com informações assertivas e assim consiga o ajudar de forma mais humanizada. 

Outra vantagem imediata é a geração de uma melhoria nas condições de trabalho de todos os colaboradores da empresa. A atuação dos profissionais da saúde pode ser bastante intensa. Por causa de processos antigos e engessados e da jornada de trabalho muitas vezes excessiva, profissionais dessa área tendem a enfrentar altos níveis de estresse. Contudo, com processos automatizados, sistemas integrados e documentos digitalizados, a organização ganha agilidade e assertividade nas tarefas, tirando a sobrecarga dos funcionários, fazendo com que os colaboradores fiquem mais satisfeitos com seus trabalhos e atuem de forma mais analítica e focada no paciente, gerando aumento de produtividade e qualidade

Isso tudo vem seguido de outros benefícios, tais como:

Redução de custos

Com as operações otimizadas e sendo realizadas muito mais agilmente, ocorre redução de desperdícios e uma utilização muito mais eficiente dos recursos. Redução de custos é um dos principais benefícios da transformação digital na área da saúde e também uma das vantagens mais fáceis e rápidas de serem percebidas. 

Maior visibilidade e agilidade nas informações através de processos automatizados 

Uma das principais etapas da implementação da transformação digital é a que concerne redesenhar e automatizar processos. Com processos mapeados, redesenhados e automatizados, é possível ter uma visibilidade geral da organização. Assim é possível acessar informações em tempo real, possibilitando um acompanhamento imediato com relatórios cada vez mais ágeis, completos e que refletem melhor a realidade da empresa, ajudando na tomada de decisão.

Aumento da satisfação do paciente: clientes fidelizados  

Clientes se sentem satisfeitos quando as empresas demonstram que sem importam de verdade com eles, e isso é mais importante ainda na área da saúde. Ao oferecer a possibilidade de atendimento de diferentes formas (presencial e remoto), o paciente percebe uma otimização do tempo muito visível, que impacta diretamente em sua satisfação. É de conhecimento geral que uma das maiores reclamações de clientes de planos de saúde, de clínicas e de hospitais de forma geral é a demora e a burocratização do atendimento. Dificuldades em conseguir marcar ou realizar alterações em consultas, somadas a problemas para acessar receitas e outros documentos podem ser facilmente resolvidos com sistemas inteligentes que integram as informações e as disponibilizam em todos os pontos de contato da empresa.

Maior potencial de vendas 

As empresas da área da saúde já possuem todos os dados médicos do cliente, o que significa que compreendem bem suas necessidades. Dessa forma, é possível desenvolver modelos de análise preditiva e machine learning para transformar esses dados em informações que geram valor, ou seja: para vender novos serviços aos clientes. Exemplo: alguns pacientes possuem um plano de saúde básico, sem assistência odontológica, o que significa que é uma oportunidade para ofertar esse serviço a eles. Com o uso da tecnologia, é possível aplicar um filtro para selecionar, de forma automatizada, todos os pacientes que se enquadram nesse perfil e enviar a eles ofertas de upgrades nos planos, para assim aumentar as vendas. Não se trata de oferecer planos mais caros, apenas, e sim de ofertar o que o cliente precisa, no momento em que ele realmente tem aquela necessidade! Estratégias como essa são usadas para maximizar o ROI, gerar receita e aumentar lucratividade, e o melhor é que podem ser usadas na maioria dos segmentos. Falando nisso, você pode conferir em mais detalhes como nós da NTConsult conseguimos gerar um aumento de 90% de assertividade em vendas em um de nossos atuais clientes, de outro segmento. Clique aqui para conferir o conteúdo.

Como escolher a empresa parceira de tecnologia ideal com experiência em soluções digitais na área da saúde?

Para acelerar resultados em transformação digital na sua empresa da área da saúde, você precisa de uma parceira de outsourcing de TI capaz de rapidamente engajar times de profissionais de tecnologia e norteá-los para resolver os desafios de negócio da sua organização. Isso garante não apenas maior agilidade na entrega de recursos de TI, como permite que eles sejam aplicados de forma assertiva no seu business, o que garante um alto ROI

A NTConsult está há 19 anos no mercado de TI, desenvolvendo soluções digitais em todos os segmentos de mercado, com clientes em 8 países. Montamos e engajamos equipes completas com profissionais de alta performance nas mais variadas de tecnologias, garantindo a alocação desses talentos de forma ágil, gerenciados por especialistas com ampla experiência no segmento da saúde e totalmente focados em resolver os desafios dos seus projetos e alavancar os seus negócios. 

Confira abaixo o relato de um dos nossos clientes da área da saúde: 

Relato do Cliente 

Empresa: MedImpact: organização referência da área da saúde e benefícios farmacêuticos com mais de 30 anos de mercado nos Estados Unidos, cuja missão é melhorar o bem-estar das comunidades e dos indivíduos, tornando os cuidados de saúde compreensíveis e acessíveis. A empresa aplica sua vasta experiência clínica e visão inovadora para envolver e engajar as pessoas a levarem uma vida mais saudável.

Deixe sua mensagem ao final desta página e em breve entraremos em contato com você para mostrar como tudo isso é possível, e está ao seu alcance!


Autor: Philippe Alencar

Sobre: redator e analista de inteligência de mercado, graduado em Administração com especializações em Marketing e Governança de TI, atuando há 10 anos na área de soluções digitais.

Referências 1 e 2: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/meu-negocio/artigo-interoperabilidade-de-dados-e-chave-na-transformacao-digital-da-saude,ce10816ee6575e7de6a427978d0e23d5ny8rixov.html  

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