Uma pesquisa do Google e da Boston Consulting Group revelou que bancos estão alcançando aumentos de receita em 20% e redução de custos de até 30%.
Nos últimos anos, os investimentos em tecnologia da informação no setor bancário aumentaram exponencialmente. Agora que os bancos já iniciaram a transformação digital e oferecem seus serviços online, o que vem depois? Neste post, mostraremos como a busca por maiores níveis de maturidade digital tem levado bancos e organizações financeiras a impulsionarem seus negócios, apresentando cases com números reais para ilustrar onde e como investir para obter resultados rápidos.
De forma geral, bancos estão entre as empresas que melhor reagiram aos impactos causados pela pandemia – resultado dos investimentos realizados em tecnologia da informação no setor bancário. E isso vale não apenas para bancos, mas também para as demais instituições financeiras.
Um dos aspectos mais positivos para esse segmento é o fato de os bancos conseguirem crescer em ritmo acelerado, mesmo enquanto diversos outros setores estão em crise. Por outro lado, significa que a concorrência está ainda mais acirrada: como se diferenciar e dar um salto à frente? O que fazer após a transformação digital?
Maturidade digital no setor bancário
Maturidade digital pode ser compreendida como um passo mais avançado após a transformação digital. No Brasil, estima-se que 55% das grandes empresas já começaram a investir em transformar seus negócios digitalmente, mas ainda estão na fase “emergente”, o que significa que possuem um processo de armazenamento e tratamento dos dados envolvendo softwares e workflows automatizados, mas ainda há muito a evoluir em como usar essa vantagem como base para estratégias de médio e longo prazo – para isso, seria necessário um cruzamento inteligente de resultados e uma estrutura capaz de aumentar a sinergia entre tecnologia e negócios, tornando isso um diferencial competitivo.
Em resumo: maturidade digital no setor bancário vai muito além de desenvolver aplicativos e automatizar processos – é algo que envolve a cultura da empresa, sua estrutura e seus esforços em criar um ambiente hiperdigitalizado capaz de atender seus clientes da melhor forma em todos os meios. Lançamentos de novos produtos digitais, substituição de sistemas legados, automação de processos e adoção de soluções omnichannel são apenas alguns exemplos de iniciativas que bancos precisam constantemente investir para alcançar maiores níveis de maturidade digital.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022, englobando 145 empresas dos setores bancário e financeiro¹, 92% dos Diretores Financeiros entrevistados citaram que seu principal objetivo quando se trata de automação de processos é aumentar a eficiência e a produtividade, tanto dos workflows internos quanto dos serviços entregues ao usuário. Isso é natural, já que o cliente sempre deve estar no centro de qualquer estratégia de transformação (saiba mais sobre como aumentar em 90% a assertividade de vendas através de soluções omnichannel com foco em melhorar a experiência do cliente). Os bancos devem aumentar a qualidade e a eficiência de seus serviços com a modernização de seus produtos digitais, através de estratégia omnichannel, inteligência artificial, tecnologia cloud, automação de processos entre outros investimentos.
Alguns benefícios da maturidade digital no setor bancário
- Mais receita, menos custos: recentemente, uma pesquisa internacional do Google e da BCG (Boston Consulting Group²), revelou que o investimento em transformação digital no setor bancário resultou em bancos com alto nível de maturidade digital, levando a aumentos de receita em 20% e redução de custos de até 30%;
- Aumento exponencial de competitividade: um banco com alta maturidade digital é capaz de criar modelos de negócio disruptivos e surpreender com novos produtos digitais, ocupando espaço de destaque no mercado e conquistando novos clientes, saltando muitos passos à frente das concorrentes e alcançando altos índices de retorno sobre o investimento;
- Capacidade de desenvolver novos produtos de forma muito mais rápida, permitindo um potencial de atração de clientes significativamente maior;
- Cultura digital forte, sempre garantindo a evolução dos aplicativos bancários, entregando melhores níveis de experiência do usuário e aumentando a satisfação dos clientes, elevando as chances de fidelização do consumidor;
- Ambiente de trabalho maduro digitalmente, capaz de acelerar resultados, utilizando as ferramentas digitais de forma mais eficiente e integrada;
- Fortalecimento de tecnologias de segurança e combate à fraude – clientes cada vez mais buscam abrir contas em bancos que consideram mais seguros;
- Otimização do tempo e maior produtividade, além de mais clareza das metas a serem alcançadas.
Case de sucesso
Transformação digital no setor bancário e aumento da maturidade digital: 1 milhão de novas contas e cartão de crédito em apenas 3 meses
Resumo: transformação de uma instituição financeira (nacional) em um banco digital. Foi realizado todo o processo de transformação digital e, após a implementação de todos os produtos e serviços digitais, continuamos atuando para elevar o nível de maturidade digital da empresa e aumentar sua competitividade. Alguns dos principais serviços entregues:
- Todo o processo de transformação digital, com mapeamento, orquestração e automação de processos de negócio;
- Desenvolvimento de todos os aplicativos, sistemas e demais soluções digitais, assim como suas integrações, para permitir ao banco uma total transformação digital e propiciar uma cultura baseada em dados que permitisse a busca por maiores níveis de maturidade digital.
Sistemas e automações em destaque:
- Construção de uma plataforma que permitiu a venda de todos os produtos do banco (mais de 100) em que existem as atividades macro como consulta a bureaus, validação de fraude, coleta de dados e documentos, análise de crédito entre outras;
- Automações que permitem a especificidade de cada produto, acionando seu processo específico. Esta construção melhorou a experiência para o usuário final, permitindo contratar ao mesmo tempo mais de um produto, não necessitando abrir uma conta para somente após contratar outros serviços;
- Todo o processo de automação de processos ponta a ponta, permitindo a convivência do sistema novo com os legados;
- Construção de uma arquitetura baseada em microsserviços, com ferramentas para integração (utilizando Camunda BPMS). Os processos automatizados possuem a inteligência de saber quando acionar serviços da nova arquitetura ou do legado.
Resultado em destaque de curto prazo:
- Com um começo de trabalho intenso, rapidamente foi possível disponibilizar um novo APP para abertura de conta digital, o que em apenas 3 meses viabilizou a abertura de 1 milhão de contas e cartão de crédito.
Resultado em destaque de médio e longo prazo:
- Evolução constante de todos os aplicativos, garantindo cada vez melhores níveis de experiência do usuário, fidelizando clientes e aumentando a receita e a lucratividade do banco;
- Trabalho contínuo de aumento de equipe de software, garantindo de forma ágil profissionais de alta performance (de acordo com a necessidade do cliente), gerenciados por especialistas no core business bancário (o serviço de Outsourcing de TI da NTConsult sempre assegura baixos índices de turnover e garante gestão especializada no core business de nossos clientes), acelerando o desenvolvimento de novas automações e novos produtos digitais, elevando cada vez mais o nível de maturidade digital.
Agora que você entendeu um pouco melhor os benefícios de aumentar o grau da maturidade digital na sua empresa, entre em contato com a gente no rápido formulário ao final desta página e nos conte seus desafios de negócio. Estamos sempre prontos para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos através da tecnologia.
Na NTConsult, temos 19 anos de experiência no mercado de soluções digitais, com clientes em 8 países, englobando empresas de todos os segmentos – com forte ênfase no setor bancário e em instituições financeiras (nossas soluções são citadas como cases de sucesso por organizações líderes como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Além de toda nossa história desenvolvendo sistemas customizados para empresas de todos os mercados, somos destaque no cenário de automação de processos, ajudando organizações a automatizarem seus processos de negócio e alcançarem a transformação digital. Também trabalhamos para aumentar o nível de maturidade digital da sua empresa rapidamente. Montamos equipes ágeis, de alta performance em tecnologia e gerenciadas por especialistas no core business de nossos clientes.
Se você se identificou com algum dos pontos abordados neste conteúdo, entre em contato com a gente no nosso rápido formulário ao final desta página. Queremos saber como está sua jornada de transformação digital – estamos sempre à disposição para ajudar empresas a potencializarem seus resultados.
Se você curtiu o post, vai se interessar também por algum dos nossos artigos relacionados aqui em nossos insights.
Falta de profissionais de software – como resolver o principal gargalo da transformação digital
Torne a automação de processos uma realidade (acelere resultados em automação)
Melhorando a satisfação de seus clientes com soluções omnichannel
Camunda – como ir além da adoção da plataforma e garantir alto ROI?
Gerando receita no seu negócio com RPA
Como aplicar tecnologia para acelerar resultados no setor de seguros
Já fica a dica também para conhecer mais sobre nós:
Nossos Serviços em Desenvolvimento de Software
Nossos Serviços em Automação de Processos
Nossos Serviços focados em Camunda
Referência 1: https://www.vic.ai/resources/cfo-report-the-future-of-automation-and-intelligence-within-enterprise-finance?tpcc=nlcfodaily
Referência 2: https://www.bcg.com/pt-br/